Para trabalhar de recepcionista não basta ter experiência na área, é importante que o profissional tenha as qualidades necessárias. Existem diversas possibilidades de seguir nessa profissão, como por exemplo: trabalhar em um escritório, ser recepcionista hospitalar, entre outros.
Para cada tipo de área pode ter algumas exigências específicas, no entanto, as qualidades para trabalhar na recepção são iguais. Ou seja, são os principais itens analisados pelo empregador para ter certeza de que contratou a pessoa certa.
Neste artigo confira quais são as 10 qualidades para trabalhar de recepcionista que você precisa para ter sucesso na carreira.
- Conheça as categorias das qualidades para trabalhar de recepcionista
- 1. Para trabalhar de recepcionista é fundamental ter empatia
- 2. Seja cortês para trabalhar de recepcionista
- 3. Trabalho em equipe
- 4. Tenha tolerância
- 5. Autoconsciência
- 6. Resiliência
- 7. Habilidade de comunicação
- 8. Solução de problemas
- 9. Ética profissional
- 10. A organização é fundamental para trabalhar de recepcionista
Conheça as categorias das qualidades para trabalhar de recepcionista
As qualidades para trabalhar de recepcionista são divididas em categorias. Assim, fica mais fácil identificar o que você tem e o que precisa melhorar. Veja quais são
- Habilidades interpessoais e sociais
- Habilidades de autogerenciamento e resiliência
- Comunicação e pensamento criativo
- Organização e ética profissional
Em seguida, confira como cada qualidade se enquadra nas categorias e entenda como elas podem ser desenvolvidas.
1. Para trabalhar de recepcionista é fundamental ter empatia
A empatia é uma das qualidades que se enquadra na categoria habilidades interpessoais e sociais. Ter empatia é a capacidade de conseguir compreender e compartilhar as perspectivas dos outros. É saber se colocar no lugar de outra pessoa.
Por exemplo, se você quer trabalhar como recepcionista hospitalar, sabe que esse é um ambiente delicado. As pessoas podem estar nervosas, estressadas, tristes dependendo da situação. Por isso, ser empático é entender o momento em que aquela pessoa está, se colocar no lugar do outro e tentar ajudar o máximo possível.
Leia mais: 6 habilidades de uma recepcionista para se destacar no mercado
2. Seja cortês para trabalhar de recepcionista
Ter cortesia significa que você deve ser uma pessoa educada, respeitosa e atenciosa ao interagir com o público. O recepcionista geralmente deixa a primeira impressão da empresa para as pessoas. Se o profissional é mal humorado, mal educado, o que as pessoas vão pensar da empresa?
Ser cortês é uma qualidade admirável e também, é preciso treiná-la todos os dias. Afinal, podem surgir situações em que não serão educados com você. Mesmo assim, seja respeitoso e tenha paciência.
3. Trabalho em equipe
Essa é uma qualidade que também entra na categoria de habilidades interpessoais e pessoais. Isso porque o recepcionista não trabalha totalmente sozinho. Por exemplo, em um hotel é possível que trabalhe mais de um recepcionista por turnos. Da mesma forma que, mesmo que seja você a única pessoa na recepção, você irá se dirigir a outras áreas. Não deixa de ser um trabalho em equipe.
Sendo assim, é importante trabalhar de forma colaborativa com as outras pessoas da equipe, para alcançar os objetivos.
4. Tenha tolerância
É muito importante que todo profissional, independente do cargo que ocupa, seja tolerante. E o que isso significa? É preciso ser aberto a diferentes opiniões, já que ninguém pensa exatamente igual. Além disso, é importante aceitar a diversidade de pensamento e isso pode ser usado de forma positiva para o trabalho.
5. Autoconsciência
A autoconsciência faz parte da categoria de habilidades de autogerenciamento e resiliência. Ter essa qualidade significa que você precisa ter consciência de suas próprias forças, fraquezas e valores. O primeiro passo para atuar na recepção, é entender se os valores da empresa estão alinhados com os seus valores.
Além disso, também é fundamental ter conhecimento sobre as suas forças e fraquezas. Entenda quais são as suas limitações, o que pode ser melhorado e o que você precisa de suporte da empresa.
Se você trabalha em um local com muita movimentação, trabalhar sozinho pode ser difícil. Caso a empresa exija isso, exponha a necessidade da contratação de mais pessoas. Não porque você não seja capaz, mas ter mais de um na equipe pode ajudar no fluxo do trabalho.
6. Resiliência
Dentre as qualidades do recepcionista, a resiliência também é uma das mais importantes. Os desafios e adversidades são comuns no dia a dia no ambiente de trabalho. Sendo assim, é fundamental passar por esses desafios tendo força mental e emocional.
7. Habilidade de comunicação
Para trabalhar de recepcionista é imprescindível ter habilidades de comunicação. Essa habilidade entra na categoria das habilidades de comunicação e criatividade. A comunicação não se resume a apenas falar ou digital em um computador. É preciso ter a capacidade de expressar as ideias de forma clara e eficaz. Isso se reflete tanto na comunicação verbal quanto por escrito.
É interessante que o recepcionista tenha desenvoltura para lidar com o público e saiba passar as informações de forma que a outra pessoa consiga compreender.
8. Solução de problemas
Solucionar problemas também faz parte do dia a dia desse profissional. E para isso, é preciso usar da criatividade e capacidade de analisar problemas. Assim, o recepcionista pode identificar soluções eficientes que podem ajudar na tomada de decisões.
“Ah, mas eu não sou criativo!” Calma, a criatividade é algo que pode ser trabalhado conforme você vai ganhando experiência na área. Através dos acontecimentos do dia a dia você aprende a como identificar e até mesmo evitar certos problemas
9. Ética profissional
Em todo lugar em que você trabalhar, a ética profissional não deve ser ignorada. Essa é uma qualidade que entra na última categoria de habilidades de organização e ética.
Vamos imaginar que você é recepcionista de um escritório de advocacia. Neste ambiente você lida com documentos importantes, dados financeiros da empresa, entre outros. É fundamental ter um comportamento moralmente correto e não compartilhar esses dados com ninguém. Esse é um exemplo de ética profissional.
10. A organização é fundamental para trabalhar de recepcionista
Por último, uma das qualidades para trabalhar de recepcionista é a organização. É impossível atuar na área e não ser organizado, pois esse é um dos primeiros pontos analisados pelas empresas.
É preciso ter capacidade de planejar e gerenciar tarefas e recursos de maneira eficiente. Vamos a mais um exemplo. Um recepcionista de uma pequena pousada pode ter como função o controle de itens de estoque de produtos de limpeza. É preciso ter tudo anotado e organizado para que não falte nada, mas que também não compre em excesso.
Esse é um exemplo simples, mas que ilustra bem a importância de ser um profissional organizado.
Essas são as qualidades que todo recepcionista deve ter para se destacar no trabalho. Importante no dia a dia, é fundamental aprimorá-las constantemente.
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