Dizem que sorrir abre caminhos, e uma pesquisa sueca envolvendo 61 países comprova essa máxima: atender o cliente com um sorriso no rosto estimula a compra. Além disso, ser gentil com o consumidor influencia a aquisição de um segundo item.
Pesquisa aponta que sorrir aumenta as vendas
A empresa Better Business World Wilde, em parceria com a Shopper Experience, ranqueou os países de acordo com a cordialidade com que tratam os seus consumidores. Além de identificar como o sorriso dos atendentes é determinante para uma boa venda.
No Brasil, 84% dos atendimentos são iniciados com um sorriso, ficando em 25º na classificação dos países que mais recepcionam com o gesto.
Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, a crise econômica tem feito com que o atendimento melhorasse no Brasil. Isso porque, o atendente não quer perder o cliente – que já não consome mais tanto quanto antes.
Em primeiro lugar no ranking, está a Irlanda. Lá, em 100% dos atendimentos os clientes são recebidos com um sorriso pelos atendentes. Em segundo e terceiro lugar, estão Espanha e Suíça. Países como Japão, Itália e China ficam atrás do Brasil neste aspecto.
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