As Power Skills é um termo que tem aparecido bastante na área de RH e empresas. Elas significam habilidades de poder e são importantes tanto para a área pessoal quanto para a área profissional.
Embora essas habilidades possam ser abordadas com frequência, ainda pode ser uma novidade para algumas pessoas. Afinal, elas são a mesma coisa que as soft skills e hard skills?
Para entender melhor, neste artigo você vai compreender o que são as power skills, exemplos e como desenvolvê-las. Além disso, entenda qual o impacto delas para a sua carreira.
- O que tem de diferente nas Power Skills?
- Conheça as Power Skills mais buscadas no mercado
- Visão ampla
- Autogestão
- Colaboração
- Comunicação
- Qual a importância dessas habilidades nas organizações?
- Como desenvolvê-las?
- Crie uma diário com a sua rotina no trabalho
- Converse com a sua liderança
- Esteja disposto a aprender
- Busque informações sobre comportamento humano
- Dicas de como demonstrar suas power skills em uma entrevista de emprego
O que tem de diferente nas Power Skills?
Qual a diferença entre power skills e soft skills ou hard skills? Talvez de início, pode-se achar que são praticamente a mesma coisa. Enquanto as soft skills se tratam de habilidades comportamentais e hard skills são as habilidades técnicas, é com a soma dessas habilidades que surgem as habilidades de poder.
As empresas estão em busca de profissionais que conseguem elevar ainda mais a qualidade das suas habilidades técnicas, combinando com as habilidades comportamentais para atuar no dia a dia com mais eficiência.
Não importa o setor ou cargo que você ocupe, o desenvolvimento das power skills é fundamental para o seu crescimento na carreira.
Conheça as Power Skills mais buscadas no mercado
Tendo essa compreensão sobre o que são as power skills, elas também são divididas em 2 grupos: habilidades de energia e habilidades de poder. Quando uma habilidade entra no grupo de energia, significa que ela está mais relacionada a movimento/ação, quanto às habilidades de poder têm relação com o empoderamento do profissional, como a forma que ele lida com determinada situação.
A seguir, veja alguns exemplos de power skills e identifique se você já possui alguma delas.
Visão ampla
A habilidade de ter uma visão ampla é um ponto muito importante para as empresas. A visão ampla se enquadra nas habilidades de poder. Está relacionada com a perspectiva ampla que o profissional tem sobre as coisas, ou seja, quando ele não se resume apenas ao que está acontecendo dentro da sua equipe, área ou empresa.
A sua visão também abrange o que está acontecendo no mercado, questões econômicas, culturais, tendências, entre outras questões. Mas por que ter essa habilidade é tão importante?
Quando se tem uma visão abrangente, o profissional pode ter uma compreensão melhor do cenário que está vivendo. Por exemplo, a queda nas vendas pode ser influenciada por questões econômicas ou com o relacionamento da empresa com os clientes. Com isso, é possível pensar em estratégias para resolver o problema e encontrar soluções criativas e eficientes.
Autogestão
A autogestão tem como definição a capacidade de gerir a si mesmo. Isso significa que a pessoa é responsável por definir a sua própria rotina. Trazendo isso para o contexto na vida profissional, mesmo tendo uma liderança, o profissional tem a capacidade de realizar as tarefas sem ter um acompanhamento estritamente perto.
Para isso, ele também une outras habilidades como a gestão de tempo e proatividade e realiza e entrega suas tarefas com qualidade e dentro do prazo estipulado.
A autogestão também está relacionada com a maneira que a pessoa lida com situações que não esperava. Neste caso, ela consegue autogerir, controlar suas emoções para analisar a situação com clareza e assim tomar uma decisão. Isso também demonstra que o profissional tem uma inteligência emocional bem desenvolvida.
Colaboração
Outra habilidade muito importante é o trabalho em equipe. Mesmo que a rotina do seu trabalho não envolva tantas pessoas, existe uma equipe. E para um bom desenvolvimento do trabalho e sucesso de todos, saber colaborar com o time faz a diferença.
Por isso que em entrevistas de emprego, os recrutadores ficam atentos quando o candidato relata sobre suas experiências e seu papel desempenhado na equipe. Isso também é observado em dinâmicas de grupo, por exemplo.
Para desenvolver um bom trabalho em equipe, é importante identificar as forças de cada um e como isso pode ser usado no dia a dia no trabalho ou em projetos. Além disso, também envolve a capacidade de apoiar um ao outro, incentivar, estar disposto a aprender com o outro e também saber quando ouvir o colega. Afinal, todos podem colaborar e aprender uns com os outros.
Comunicação
Ter uma boa comunicação faz a diferença no trabalho, ela não é importante apenas para quem ocupa um cargo de liderança, mas para todos da empresa. Seja para comunicar algo para um colega, cliente ou fornecedor, uma comunicação coerente, clara e eficaz é necessária, principalmente para evitar conflitos.
Pessoas tímidas podem enfrentar dificuldades para se expressar, com medo de julgamentos. Mas também é preciso ter cuidado para não falar demais ou ter mais atenção com o tom e o que fala para não soar da maneira errada. Por isso, realizar cursos e exercícios voltados para a comunicação são importantes.
Qual a importância dessas habilidades nas organizações?
Ao analisar um anúncio de emprego, é possível perceber que as power skills são um requisito comum. Quando o profissional sabe unir as hard skills e soft skills e potencializá-las, isso demonstra que o profissional tem um alto valor e pode contribuir para o crescimento da equipe.
No entanto, além de buscar profissionais com essas habilidades, também é importante que a empresa busque investir em seus colaboradores e contribuir para que eles possam desenvolver essas competências.
Por isso, ao participar de uma entrevista de emprego, também pesquise se a empresa busca capacitar os seus colaboradores, se oferece bolsas de estudo, workshops e outras formas de desenvolver seus funcionários.
Como desenvolvê-las?
As hard skills podem ser desenvolvidas através de cursos ou workshops, por exemplo. Já que são habilidades técnicas, como usar um tipo de ferramenta ou software, como o Excel, investir em cursos é fundamental. Já as soft skills, são habilidades que se desenvolvem ao longo da vida de uma pessoa.
Por exemplo, a inteligência emocional pode mudar ao longo durante o trajeto da pessoa. Às vezes, quando mais nova, a pessoa poderia perder o equilíbrio das emoções com facilidade. Mas ao longo dos anos, ela aprende a lidar com as emoções dela mesma e com a dos outros e assim, procurar ter a melhor reação possível antes de agir.
Mesmo que exista essas diferenças de aprendizado de habilidades, algumas práticas podem te ajudar a desenvolver e até mesmo a aprender as skills necessárias e potencializá-las para ter as power skills que o mercado busca.
Crie uma diário com a sua rotina no trabalho
Faça anotações em seu caderno ou até mesmo no bloco de notas do seu celular após o dia de trabalho. Escreva o que aconteceu e como reagiu. Quais foram as suas ações? Apresentou novas ideias ou ficou com vergonha? O que você comunicou foi bem compreendido?
Através dessas anotações você irá perceber pontos fortes e fracos e assim melhorar aquilo que precisa.
Converse com a sua liderança
Em algumas empresas a cultura do feedback é muito comum. É nessa hora que o líder escuta o funcionário sobre suas expectativas, como o trabalho tem sido realizado. Ele também apresenta ao funcionário sobre o seu desempenho, pontos positivos e negativos etc.
Aproveite esse momento para ouvir com atenção e absorver as orientações. Mesmo que você escute algo que não goste, essa é a hora de pensar como pode melhor e provar para si mesmo do que é capaz.
Esteja disposto a aprender
O aprendizado vem muito da observação. Por isso, comece a observar os seus colegas de trabalho ou lideranças que possuem as habilidades que você admira. Ao se tratar de habilidades técnicas, não tenha medo de pedir que você deseja aprender sobre um software que é usado na empresa, por exemplo.
Demonstrar interesse também é algo que as lideranças estão sempre observando na equipe. Então, dedique-se e aprenda o máximo que puder.
Busque informações sobre comportamento humano
As Power Skills contam com as habilidades técnicas que devem estar alinhadas também com as habilidades comportamentais. Por isso, também vale investir em buscar mais informações sobre o comportamento humano. Aprender sobre emoções e crenças é algo relevante tanto para a vida pessoal quanto profissional.
Mesmo que você não tenha dinheiro disponível para investir em cursos ou workshops, atualmente existem muitos conteúdos gratuitos sobre o tema. Um exemplo bem interessante é o canal no Youtube chamado NeuroVox do Prof. Pedro Calabrez. Seu canal aborda temas sobre mente, cérebro e comportamento e apresenta informações importantes para todas as áreas.
Além de canais no Youtube, você também pode buscar informações através de podcasts ou livros.
Dicas de como demonstrar suas power skills em uma entrevista de emprego
Você pode escrever em seu currículo sobre suas habilidades, mas é durante a entrevista de emprego que o recrutador vai perceber se você as tem ou não. Por isso, é neste momento que você deve saber como apresentá-las.
E a melhor prática é sempre apresentar através de exemplos reais do que aconteceu com você em outras experiências ou em outros ambientes, como na faculdade, por exemplo. Esse último caso é indicado para quem estuda e ainda não possui experiência profissional.
Fale como foi o seu trabalho em equipe, como foi a sua colaboração. Se você atingiu alguma meta, fale como você identificou as possibilidades, quais foram as ações, como reagiu quando algo deu errado. Enfim, são exemplos importantes que demonstram realmente quais são as suas habilidades mais fortes.
Lembre-se de que as power skills podem ser desenvolvidas. Então, mesmo que você tenha identificado que não possui determinada skill, não desanime. Essa é a hora de investir em si mesmo e na sua carreira.
Comentários 0 comentário