Carreiras | Empregos

Copa do Mundo: O que vai mudar para os trabalhadores durante os dias de jogos| Fonte: Shutterstock

A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro e a expectativa para os jogos do Brasil só aumentam. Além da dúvida se esse ano a seleção conquista o Hexa, a população também quer saber se quem trabalha tem direito a folga. Como isso vai funcionar? Se você também está com essa dúvida, leia o artigo e saiba mais.

Entenda como vai ser o expediente na Copa do Mundo

Não existe uma regra ou lei que trate os jogos do Brasil em dias de Copa do Mundo como feriado ou que justifique a dispensa do trabalhador nestes dias. Então, como acompanhar os jogos do Brasil? Isso vai depender de cada empresa e setor.

O ideal é que a empresa alinhe com os seus colaboradores qual será a melhor forma e isso deve ser formalizado para não ter problemas. Sendo assim, a empresa pode resolver através de reuniões e assinatura de termos de condições.

 Entre as opções mais comuns para acompanhar os jogos estão:

  • Trabalhar de home office;
  • Dispensar funcionários mais cedo, com compensação de horas;
  • Assistir na própria empresa.

Pode existir a possibilidade da organização oferecer folga o dia todo, mas isso é uma exceção. Outro ponto que pode influenciar na tomada de decisão é o horário dos jogos:

  • 24/11 quinta-feira: Brasil x Sérvia – 16:00;
  • 28/11 segunda-feira: Brasil x Suíça – 13:00;
  • 02/12 sexta-feira: Brasil x Camarões – 16:00.

Nos dias de jogos no horário das 16h muitas empresas podem optar por dispensar os funcionários do trabalho mais cedo, até mesmo aqueles que trabalham de home office. Mas uma coisa é preciso saber, a dispensa ou até mesmo essa flexibilidade de horários não é uma obrigação da empresa. E mesmo que ela opte por isso, pode ter o direito de pedido da compensação de horas. 

Regra é diferente para os servidores públicos

De acordo com o Diário Oficial da União publica, portaria do Ministério da Economia, o expediente para os servidores públicos será diferenciado.

  • Jogos  realizados às 12h não haverá expediente;
  • Jogos com partidas à partir das 13h, o expediente será encerrado às 11h (horário de Brasília);
  • Jogos às 16h, os servidores públicos trabalharão até as 14h.

Empresas investem no ambiente para colaboradores assistirem aos jogos

Mesmo que não seja possível liberar os colaboradores, as empresas investem em em espaços para que todos possam assistir aos jogos e ter aquele momento de confraternização. Nesse quesito, apostar em decoração, bandeiras, além dos lanchinhos e bebidas é uma ótima opção para deixar todos satisfeitos.

Como a empresa em que você trabalha decidiu fazer isso? Qual opção você acha melhor? Curta e comente aqui!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *