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Ter um perfil no LinkedIn é muito importante para os profissionais se manterem conectados. Essa é uma rede profissional onde é possível apresentar suas ideias e trocar informações sobre a sua área. Além disso, é uma boa opção para fazer networking e também para que os recrutadores conheçam mais sobre o seu perfil.

E é por isso, que, ao longo dos anos, essa rede tem crescido cada vez mais e as pessoas buscam aprimorar o seu perfil profissional para deixá-lo ainda mais atrativo. Se você também precisa melhorar o seu perfil no LinkedIn, criamos uma lista com os 5 principais pontos para preencher o seu perfil corretamente. Continue a leitura e aprenda com essas dicas.

1. Foto profissional para o perfil no LinkedIn

Assim como na maioria das redes sociais, ter uma foto no perfil no LinkedIn é muito importante. Mas diferente do Instagram, o indicado é usar uma foto profissional. Isso não significa que você precisa pagar um fotógrafo para fazer essas fotos, mas o tipo de foto que você irá escolher precisa ser diferente. 

Lembre-se de que se trata de uma rede profissional, então é preciso evitar fotos embaçadas ou que você apareça com outras pessoas. Você pode tirar a foto dos ombros para cima e com uma boa iluminação. Mas no LinkedIn também dá para ser criativo. Algumas pessoas preferem tirar fotos com fundos diferentes, ou em algum local, como no escritório. O importante é que seja possível ver o seu rosto.

Quando você utiliza uma foto isso ajuda a destacar o seu perfil. O que pode contribuir para atrair mais contatos, como recrutadores, por exemplo.

2. Preencha o título no seu perfil no LinkedIn

O título do perfil é a área que fica abaixo do seu nome. Nesta parte, é comum que as pessoas fiquem em dúvida do que colocar. O recomendado é adicionar os seus cargos. 

Esse tipo de informação é essencial para apresentar aos seus contatos qual é a sua área de atuação e especialidade. Além disso, também é uma forma dos recrutadores encontrarem o seu perfil e identificarem qual é a sua profissão. 

Se você está em busca do primeiro emprego, coloque o cargo ou a área que deseja atuar. Por exemplo: atendente, área comercial.

No entanto, existe uma prática comum em que as pessoas escrevem: desempregado, em busca de emprego, entre outras frases. Isso não é recomendado. Sempre coloque o cargo e a área de atuação, pois elas funcionam como palavras-chave quando os recrutadores pesquisam por candidatos. 

Se você colocar qualquer outro tipo de palavra ou frase, menores são as chances de um recrutador entrar em contato com você.

3. Saiba o que colocar no resumo

A Seção “Sobre” é onde você deve escrever um breve resumo, uma apresentação sobre quem você é. Ao preencher essa informação isso deixa o seu perfil no linkedIn mais atraente. É nesta área que você também deve usar as palavras-chave relacionadas com a sua área de atuação.

O recomendado é que o texto tenha no máximo 2 parágrafos. Uma forma de deixar o texto mais fácil para quem vai ler, é colocar informações em tópicos. Por exemplo, metas que você alcançou, resultados, premiações. 

O objetivo desse texto é que as pessoas que acessarem o seu perfil possam te conhecer melhor, entender quais são os seus objetivos profissionais e competências.

Esse tipo de texto é muito parecido com o resumo do currículo. Se você já tiver um pronto, é só copiar e colar. Se você não sabe como fazer, clique aqui e confira o nosso artigo com muitas dicas.

4. Adicione competências relevantes para a sua área de atuação

O próximo passo é adicionar as competências no perfil no LinkedIn. Elas podem ser mencionadas no resumo profissional, mas também há um campo específico para elas. Além disso, quando você finaliza um curso, também é possível adicionar as competências aprendidas.

É muito importante que você escolha competências relacionadas às soft skills e hard skills. Ou seja, habilidades comportamentais e habilidades técnicas. Essas são informações que também são relevantes para os recrutadores.

Um jeito muito fácil de identificar quais competências podem ser relevantes, é pesquisar nos anúncios de vagas, seja no LinkedIn ou em sites de empregos. Dessa forma, você sabe quais pode colocar ou que ainda precisa desenvolver. 

Lembre-se de adicionar somente as competências que você realmente possui. Afinal, caso seja convidado a participar de um processo seletivo, as informações fornecidas serão avaliadas e até mesmo testadas, como no caso das habilidades técnicas.

5. Peça recomendações

Por último, também é possível pedir recomendações de colegas ou líderes com quem você já trabalhou. Você também pode pedir recomendações com pessoas com quem já realizou projetos, como em cursos ou na faculdade, por exemplo.

Esse tipo de informação ajuda a dar mais credibilidade para o seu perfil, principalmente quando as pessoas elogiam o seu trabalho. Afinal, isso reforça ainda mais o seu conhecimento e experiência na área.

Você pode pedir quantas recomendações quiser, não há um limite. Mas, também aproveite para recomendar também colegas e líderes com quem você já trabalhou. Essa é uma forma de todos se ajudarem.

Essas dicas vão te ajudar a ter perfil no LinkedIn perfeito! Faça essas melhorias e teste sempre adicionando mais informações. Você pode adequar de acordo com o seu objetivo, seja para montar uma rede de contatos ou atrair mais recrutadores!

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