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Como o roadmap pode fortalecer o seu negócio - Fonte Shutterstock

Muitos não veem a necessidade de traçar uma diretriz para fazer o seu negócio dar certo. Mas o que esses empreendedores não sabem é que o planejamento é a etapa mais importante de todo o processo.

Você pode conhecer o segmento em que deseja atuar, pode já ter o dinheiro certo para investir, e uma previsão do quanto (e quando) começará a lucrar. Mas é apenas com uma estratégia eficiente que você confirmará se o que você espera vai se concretizar. E, mesmo que não se realize da forma de deseja, com o planejamento, é muito mais fácil recorrer a um plano B.

O que é um roadmap?

Fazer sucesso em um negócio próprio é como viajar. Você pode pegar as vias certas e chegar ao lugar que gostaria, ou pode acabar se perdendo pelo caminho. Em tradução literal, road (estrada) e map (mapa) é uma técnica bastante utilizada por profissionais ligados à criação de softwares.

Você deve estar se questionando, o que uma ferramenta como essa tem a ver com o seu negócio? Assim como na área tecnológica, você pode usar o roadmap para desenvolver o seu projeto.

Desenvolvedores de software sabem que, para executar uma ideia genial, é preciso fazer inúmeros testes de validação. Se o aplicativo se sai bem nesses testes, é porque a ideia não é apenas criativa, como também prática e, portanto, promissora. Por exemplo, você tem certeza do público-alvo que deseja atingir? E você conhece as estratégias certas para fazer isso? Quem trabalha com você está com as mesmas expectativas? A designação de tarefas é clara?

Como funciona um roadmap?

Um roadmap se define em responder a três perguntas essenciais: “onde estamos?”; “para onde vamos?”; e “como faremos para chegar lá?”
Está enganado se pensa que basta responder a elas de forma simplória. No roadmap, a sua resposta deve estabelecer uma sequência de ações para que o projeto seja realizado, como pequenas etapas que, uma vez cumpridas, levem ao objetivo final.

Essas perguntas devem ser respondidas por todos os sócios e envolvidos, para que todo o processo seja claro, bem como as responsabilidades de cada um. Assim, as ideias de todos são organizadas de acordo com a prioridade de cada uma delas.

Como fazer um roadmap?

  • Veja se a ideia é atrativa junto aos potenciais clientes;
  • Analise quais são as sugestões de melhoria que esses clientes oferecem;
  • Verifique se os clientes percebem o custo-benefício em adquirir seu produto ou serviço;
  • Pensar se as metas de tempo são legítimas e repensá-las, se for o caso.

Depois de fazer um roadmap, partilhe com a gente nos comentários como foi essa experiência!

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