8 cursos profissionalizantes em alta no mercado

Existem alguns cursos profissionalizantes em alta no mercado. Você já sabe quais são? Acesse nosso blogpost!
por
http://www.empregos.com.br

Há diversos cursos profissionalizantes ideais para indivíduos que pretendem crescer na carreira. Com eles, é possível se aperfeiçoar em determinada área e conseguir um lugar de destaque em meio aos concorrentes. Trata-se também de uma possibilidade de se atualizar e tornar mais competitivo.

Afinal, é essencial buscar pela capacitação profissional para se desenvolver no mercado de trabalho. As próprias empresas também têm investido mais no treinamento dos funcionários, com o objetivo de ampliar suas habilidades e aproveitar ao máximo o potencial de cada um.

Continue a leitura e conheça mais sobre os tipos de cursos profissionalizantes!

1. Estética e beleza

Os cursos profissionalizantes direcionados para a estética e beleza formam um ramo em destaque no país. Trata-se de uma área muito flexível, com as mais diversas propostas de atuação, como: salões, clínicas, centros estéticos, atendimento em domicílio, indústria de cosméticos e SPA.

Durante o curso, o futuro profissional aprende sobre procedimentos corporais e faciais, tecnologias em produtos cosméticos e indicação de tratamentos para cada situação. As atividades são divididas em aulas práticas no laboratório de estética e atendimento ao público.

2. Meio ambiente

A preservação e a sustentabilidade ambiental são exigências da sociedade contemporânea — que está cada vez mais engajada com esse tipo de causa. Portanto, é essencial que as companhias adotem atitudes responsáveis com o meio ambiente e demonstrem preocupação em suas ações.

Nesse cenário, o curso voltado para o meio ambiente tem-se mostrado um dos mais buscados, já que qualifica com conhecimentos direcionados à condução de projetos em tal nicho e aos desafios de preservação e conservação ambientais, por exemplo.

O profissional da área precisa acompanhar os projetos ou sistemas das empresas e, além disso, controlar os processos, respeitando a legislação ambiental. Ele também deve fiscalizar sua atuação, prevenindo a companhia de sanções legais devido a possíveis irregularidades.

3. Processos gerenciais

O técnico em processos gerenciais tem enorme importância dentro de negócios de pequeno, médio e grande porte. Isso porque ele assume diretamente a supervisão e a execução dos projetos de evolução da empresa.

Esse profissional é capaz de atuar gerenciando todos os setores, devido a uma formação completa e baseada em métodos ou ferramentas modernas, bem compatíveis com o cenário atual do mercado.

O conhecimento abrangente permite ao indivíduo formado uma visão real das exigências apresentadas pelas empresas. Dessa maneira, ele trabalha com estratégias eficientes e capazes de desenvolver a instituição — que pode vir a se tornar um modelo no mercado.

O curso é uma ótima opção para quem já atua em pequenas ou médias empresas e deseja crescer, assumindo uma posição de destaque.

4. Farmácia

O técnico em farmácia está entre os tipos de cursos profissionalizantes em alta e com variadas oportunidades na área. O profissional que se torna técnico no setor atua:

  • nas operações de compra e venda;
  • na classificação de produtos;
  • na fiscalização de estoque;
  • nos testes de controle de qualidade.

Trata-se de um curso que exige habilidades e conhecimentos bastante específicos, portanto dificilmente você o encontrará nas modalidades online ou à distância.

5. Segurança do trabalho

O crescimento da construção civil no país e a chegada de grandes organizações multinacionais nas últimas décadas fazem com que o técnico em segurança do trabalho seja primordial nas instituições com expressivas quantidades de trabalhadores.

A área apresenta uma elevada empregabilidade. Em linhas gerais, suas atividades consistem na compreensão dos processos industriais, das medidas de segurança necessárias para que não ocorram acidentes com os colaboradores e dê prejuízos para a empresa.

6. Geoprocessamento

O geoprocessamento estuda os aspectos específicos dos terrenos, possibilitando uma avaliação minuciosa e toda realizada por meio de recursos tecnológicos. O especialista que conclui o curso na área desenvolve habilidades para trabalhar nessas observações.

O mapeamento automatizado é imprescindível para os negócios e as construtoras que pretendem fazer obras em determinado terreno. Com o estudo do técnico, é possível conhecer melhor questões como contaminação do solo e qualidade para construções, entre outros aspectos essenciais.

A especialidade também é utilizada para obter informações úteis à elaboração de mapas (que são todos feitos em âmbito digital).

7. Eletrotécnica

Você consegue imaginar a vida sem o uso de energia elétrica? Assim sendo, o técnico em eletrotécnica sempre conseguirá espaço no mercado de trabalho. Esse especialista pode atuar nas mais variadas atividades, as quais vão desde o conserto até a manutenção de circuitos eletrônicos, máquinas e instrumentos de robótica.

O profissional também é responsável pela elaboração dos sistemas elétricos de empreendimentos maiores, principalmente em instalações industriais, e por fazer a manutenção de grandes maquinários. Portanto, o leque de atuação desse curso profissionalizante é bastante amplo.

8. Informática

Grande parte das funções que desempenhamos no dia a dia é rodeada pela informática e tecnologia. Sendo assim, desde que apareceu, a profissão de técnico em informática nunca esteve em baixa.

A área apresenta uma grande variedade de atividades, indo desde a manutenção e os consertos de computadores até a programação do desenvolvimento web. Esse profissional permanece muito requisitado em empresas públicas ou organizações privadas e pode até gerir o próprio negócio.

É importante salientar que qualquer companhia, independentemente do ramo de atuação, conta com um setor composto por técnicos em informática. Nele, atuam especialistas capazes de atender a todas as demandas relacionadas às tecnologias do negócio.

Além disso, o profissional pode se aperfeiçoar em várias especialidades do ramo da informática e, consequentemente, conseguir que mais portas se abram no mercado de trabalho. Quanto mais especializada for sua atuação, maiores serão as chances de bons empregos.

Indicada principalmente a quem gosta de computação e tecnologia, tal capacitação é vantajosa tanto para as empresas quanto para o profissional. Isso porque o desenvolvimento de ambos é favorecido.

Agora que você já sabe quais são os cursos mais buscados no Brasil, decidiu em qual especialidade vai investir? Não deixe de se preparar para progredir financeira e profissionalmente. Vale frisar que os conhecimentos dos cursos profissionalizantes e as experiências adquiridas valem para toda a sua vida.

Gostou do nosso artigo? Que tal descobrir quais são as melhores oportunidades de trabalho para 2019? Boa leitura!

Esta matéria ajudou você?

+ 14 pessoas ajudadas

Comentarios