22 / 10 / 2015

Check-list do bom trabalho em equipe

por
http://www.empregos.com.br

por Camila Micheletti

Como saber se a sua equipe está no caminho certo e vai atingir os resultados esperados? A pedido do Empregos.com.br , a psicóloga e consultora Suzy Fleury elaborou um check-list. Assinale as alternativas das quais você conhece a resposta e que acontecem na sua equipe de trabalho. Quanto mais opções marcar, maior serão as chances de sucesso. Não esqueça: seja sincero nas respostas!

1. Os objetivos e metas estão claros?
2. A qualidade de comunicação é boa e eficaz?
3. A equipe está preparada para encontrar um problema e resolver? A capacidade de resolução de conflitos é real ou fica apenas no projeto?
4. A equipe é auto-motivada?
5. Há confiança estabelecida entre todos os membros da equipe?
6. E a cooperação, todos se ajudam mutuamente ou é cada um por si?
7. As pessoas buscam trazer respostas criativas para a solução dos problemas? O nível de projetos implantados a partir de idéias da equipe é alto?
8. Os colaboradores sabem superar adversidades, como um cliente perdido ou uma meta não alcançada? Eles têm uma boa capacidade de aceitação da derrota e de superação?
9. Há um bom relacionamento interpessoal entre os membros?
10. A equipe é orientada para a obtenção de resultados ou para a resolução dos problemas?

Suzy alerta que este check-list é mutável e a empresa deve batalhar para conseguir nota 10 em todos os quesitos, mesmo que o desafio seja difícil. Para formar uma equipe de sucesso, Suzy acredita que, acima de tudo, “é fundamental ter um objetivo bem definido, compartilhado e dimensionado. É preciso garantir um compromisso comum, assumido entre os membros da equipe, para se construir e transformar o sonho em realidade. O dia-a-dia do grupo deve ser orientado por quatro princípios básicos: união, disciplina, trabalho e profissionalismo. Com eles, é possível fazer com que a equipe renda o desejado”.

No livro “Os 5 Desafios das Equipes”, da Editora Campus, o autor Patrick Lencioni fez o oposto e listou cinco atitudes que definem como os membros das equipes verdadeiramente coesas se comportam. Confira:

1. Eles confiam uns nos outros.
2. Eles se envolvem em conflitos de idéias sem qualquer censura.
3. Eles se comprometem com as decisões e planos de ação.
4. Eles chamam uns aos outros à responsabilidade quando alguma coisa não sai de acordo com seus planos.
5. Eles se concentram na realização dos resultados coletivos.

Parece simples, não? E é, pelo menos na teoria. Na prática, as coisas complicam mas não são impossíveis. Experimente!

Esta matéria ajudou você?

Topicos:

Comentarios