Carreiras | Empregos

Por Rômulo Martins
A seleção de mão-de-obra qualificada e a busca por perfis alinhados ao cargo e à cultura empresarial demandam um processo complexo de avaliação que, se mal conduzido, resulta na escolha do profissional inadequado. “Este é um dos grandes dilemas enfrentados pelos gestores de recursos humanos”, afirma Silvia Moraes, diretora da Moraes Cursos, empresa especializada em treinamentos de legislação empresarial e comportamento organizacional.
Para acertar na escolha dos candidatos não adianta lançar mãos de técnicas e ferramentas sem antes entender o perfil profissional que a empresa busca. Segundo Silvia, a sintonia entre os profissionais envolvidos na seleção é fundamental nesse processo. “O criterioso desenho do perfil almejado pela empresa é o primeiro passo para uma escolha assertiva.”
Checando informações
Para os recrutadores, a entrevista de emprego é a hora da prova real. É o momento de checar os dados descritos no currículo, de conhecer um pouco mais o aspirante ao cargo. Para os candidatos, é a oportunidade de convencer o selecionador e abocanhar a vaga. Conforme Silvia é aí que mora o perigo.
“Existem candidatos mais preparados que o entrevistador. Eles se valem de técnicas aprendidas em cursinhos que ensinam como sentar, o que falar, como se vestir. Isso, muitas vezes, impressiona o entrevistador despreparado”, alerta.
Segundo ela, a condução de uma entrevista deve ser feita por meio de perguntas abertas e específicas, que busquem na experiência anterior do candidato dados sobre sua capacidade de adaptação às exigências da vaga e da empresa contratante. Outras ferramentas, como os testes psicológicos, ressalta Silvia, podem detectar informações sobre o candidato não observadas em uma entrevista.
Atraia os profissionais certos
Silvia Moraes sinaliza que companhias com boa reputação e ambiente de trabalho agradável tendem a atrair os melhores profissionais. “As empresas devem investir em sua imagem, pois certamente os talentos serão atraídos.”
A sugestão é dar importância ao endomarketing e à pesquisa mercadológica, permitindo a comunicação da empresa com o mercado de trabalho. Outra maneira de atrair talentos, diz Silvia, é investindo neles, oferecendo possibilidades de crescimento (plano de carreira).
“O novo profissional quer trabalhar em empresas interessantes, que proporcionem desafios, crescimento, continuidade nos estudos, benefícios diferenciados e, acredite, diversão. A geração de hoje não quer atuar somente pelo dinheiro, mas onde possa aliar qualidade de vida dentro e fora do trabalho.”

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