por Camila Micheletti
Atire a primeira pedra quem nunca se perguntou: e se eu abrisse meu próprio negócio? Sem chefe, horários pré-determinados e cobranças de todos os lados, a vida ficaria muito mais fácil, certo? Nem sempre. A idéia de abrir um negócio só seu é realmente tentadora, mas é preciso avaliar vários pontos antes de tomar a decisão.
O primeiro deles está relacionado ao empreendedorismo. O que esta palavra quer dizer exatamente? Eis algumas definições dadas por consultores do mercado: “Empreendedor é aquele que tem sonhos e busca a realização dos mesmos”. “Empreendedor é quem sabe identificar oportunidades e transformá-las em negócios viáveis”. “Empreendedor é, antes de tudo, um assentador de tijolos, alguém que quer construir algo, seja uma casa ou uma empresa, sempre com muita dedicação ou trabalho”. A palavra tem origem francesa e significa construir, inovar.
Algumas características do empreendorismo são decisivas para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negócios. Confira aspectos da personalidade de um empreendedor e veja se você se encaixa no perfil:
- Gosta de assumir riscos
- Sabe aproveitar bem as oportunidades
- Conhece o ramo em que pretende atuar
- Tem facilidade no trato com pessoas
- Tem senso de organização
- Sabe tomar decisões
- Tem jogo de cintura para se sair bem em situações de risco
- Sabe delegar responsabilidades
- É motivado e tem amor pelo que faz
- Sabe lutar por suas idéias
- Sabe perder e ganhar e não tem medo do fracasso
- É ambicioso e tem visão de sucesso
Para avaliar o seu nível de empreendedorismo, faça o teste.
Informação é fundamental
Uma arma muito utilizada hoje em dia para sobressair-se no mercado é a informação. Empreendedor que se preze deve estar sempre atualizado sobre as últimas tendências do mercado, os mais novos conceitos de gestão, os líderes empresariais mais comentados, enfim, ele deve conhecer o mercado como um todo. Com essas informações em mãos, ele terá muito mais recursos para liderar pessoas, elaborar estratégias e poder lançar-se com muito mais firmeza no novo empreendimento.
Como adquirir tanta informação se você não tenho tempo e dinheiro? É mais simples do que parece. Com o advento da Internet e da globalização, você pode ter acesso a um mar de informações sem sair de casa, como notícias, balanços financeiros de empresas, cotações e índices financeiros, entre outras informações estratégicas de mercado.
Uma boa alternativa na Internet são as listas de discussão, que funcionam como fóruns sobre temas específicos, onde os participantes trocam informações e contatos entre si. Surgida há menos de um ano, a lista Empreendedor BR já contabiliza 191 participantes, sendo que no início eram apenas 17.
Moderador e criador da lista, o empreendedor Omar Queiroz conta que as pessoas buscam nela uma maneira de se informar sobre empreendedorismo, além de uma rede de contatos atuante no mercado. “Vejo possibilidades de negócios, parcerias e amizades começarem na lista, e isso sem dúvida é muito importante para o empreendedor que está começando e precisa trocar idéias com pessoas do mercado”, explica ele.
O moderador fala com conhecimento de causa. Omar é diretor de tecnologia e planejamento estratégico da Active Brasil, empresa de consultoria em TI que fundou junto com mais quatro sócios há dois anos. “Tudo começou porque estávamos insatisfeitos e decidimos montar um negócio nosso. Hoje já somos em 16 pessoas, aos poucos a empresa vem conquistando novos clientes e ampliando sua área de atuação. Sem dúvida, devemos parte desse sucesso ao aporte de capital que conseguimos do Sebrae, em parceria com o Banco do Brasil”, diz ele, realizado.
Não há uma fórmula mágica para fazer seu negócio prosperar, mas sem dúvida algumas atitudes – suas, dos seus funcionários e da empresa – podem ajudar bastante na consolidação do seu empreendimento. Confira:
- Seja persistente e criativo
- Tenha ao seu lado, seja como sócio, colaborador ou conselheiro, alguém emocionalmente forte, que possa oferecer consolo e motivação nas horas difíceis
- Busque constantemente alternativas para o crescimento do seu negócio – e admita mudar de ramo quando for preciso
- Fique ligado a tudo o que diz respeito a sua atividade e procure trocar idéias e contatos com outros empreendores
- Mantenha contato constante com os clientes e fornecedores, buscando oferecer produtos e serviços que atendam às suas necessidades e anseios
- Jamais misture a vida profissional com a pessoal. Quem trabalha em casa, por exemplo, deve estabelecer um horário fixo de trabalho e não permitir a interferência da família nesse período
- Tenha um dinheiro guardado ou outra forma de rendimento (imóveis, ações). Você vai precisar desse suporte por pelo menos dois anos, tempo médio que as empresas levam para atingir o tão esperado lucro
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