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por Maria Rita Gramigna

A inovação é uma variável empresarial que, a cada dia, vem sendo apontada como fator de sobrevivência com sucesso. Em todos os campos da atividade humana, estamos percebendo mudanças seguidas de inovações nos costumes, nas artes, na ciência e nos negócios.

Combinar eficiência com efetividade nos processos de trabalho faz parte da função de liderança. Os dois objetivos são os que dirigem a inovação rentável, ou seja: ser pioneiro e conseguir a aprovação do mercado.

Para que as duas variáveis caminhem em harmonia, é necessário desenvolver, no âmbito das lideranças, a mentalidade inovadora. É a partir dos líderes que as ações criativas acontecem no ambiente empresarial. Desenvolver e cultivar mentes inovadoras é uma competência de liderança imprescindível no momento atual, onde as empresas precisam fazer a diferença.

Thomas Kuczmarski, em seu livro Innovación – estrategias de liderazgo para mercados de alta competência, aponta sete passos que orientam os gerentes em seus novos empreendimentos. São eles:

Definir uma estratégia de novos produtos ou serviços
A pior maneira de lidar com o sucesso de um produto ou serviço é acreditar que sua aprovação é eterna pelos clientes. A única maneira de manter a fidelidade do mercado é estar sempre agregando melhorias, pois, por menores que sejam, fazem a diferença… ou o concorrente o faz.

Utilizar um processo de desenvolvimento focado nos clientes
Um relacionamento mais próximo com os clientes ajuda a conhecê-los em suas peculiaridades. Cada empresa tem seu estilo, cultura e modos de operar. A proximidade cautelosa permite ao fornecedor desenhar os retratos de cada um e coloca-o a par de sua maneira de operar, tomar decisões e usar seu poder de escolha, facilitando a compreensão de seus mecanismos de ação.

Realizar pesquisas sobre necessidades e expectativas de mercado As pesquisas sinalizam e direcionam que os esforços de marketing e venda dão o rumo correto aos novos investimentos e evitam o gasto de energia em projetos pouco consistentes e descartáveis pelo mercado.

Desenvolver conceitos com vistas às necessidades dos clientes
Agregado a um produto ou serviço, há sempre um conceito. Torna-se mais fácil sua aceitação quando este revela as necessidades do cliente.

Trabalhar com equipes responsáveis, dedicadas e interfuncionais
Formar equipes talentosas, comprometidas com um projeto e que reúnam competências variadas é uma arte. Muitos empreendimentos vão por água abaixo por não terem em seu escopo pessoas dedicadas, com visões diferenciadas e que pensem de forma sistêmica.

Estimular as pessoas com incentivos e reforços
Cabe aos líderes promover ações que estimulem seus liderados. Através de reforços positivos, oferta de novos desafios, reconhecimento público de valores e um relacionamento aberto, um líder consegue obter de sua equipe feitos fantásticos.

Definir mecanismos de avaliação de resultados acumulados da inovação
Uma inovação só é considerada válida se traz resultados positivos. De nada adianta inovar se não houver ganhos para ambas as partes: a empresa e os clientes.

No curso de desenvolvimento do projeto de inovação, faz-se necessário definir claramente como estes resultados serão avaliados e como verificar os mesmos trouxeram vantagens.

Para percorrer os sete passos da inovação, com tranqüilidade, os líderes do processo precisam possuir mentes abertas e adotar atitudes favoráveis ao ambiente criativo. Responda às perguntas e constate suas tendências:

  • Geralmente incorporo e contribuo com inovações no planejamento estratégico e no cotidiano de trabalho, acreditando que elas serão a garantia de satisfação dos acionistas, clientes e empregados?
  • Creio que se continuo fazendo as coisas da mesma maneira, obterei sempre os mesmos resultados?
  • Tenho analisado minhas idéias e práticas, verificando o que é radicalmente inovador, o que tem inovações razoáveis e aquelas que precisam ser revistas, pois continuam trazendo os mesmos resultados de sempre?
  • Tenho convertido o tema inovação em algo que atrai e chama a atenção de minha equipe?
  • Costumo discutir o fracasso de um projeto ou idéia com as pessoas que participaram da criação, estimulando-as a aprender com os erros e apontando minhas expectativas de receber novas propostas?
  • Estimulo processos de compensação que favoreçam aqueles que contribuem com inovações que geram resultados?
  • Conto com uma plataforma tecnológica que dá suporte às idéias inovadoras?
  • Tenho espaços de trabalho onde as pessoas se sentem à vontade e livres para gerar idéias, projetos, produtos?
  • Escuto falar na empresa que minhas atitudes são entusiastas, inovadoras, positivas e que contribuem para o nosso sucesso?
  • Reconheço que sou um profissional criativo, inovador e de vanguarda?

É bom recordar que uma inovação só é positiva quando seus resultados têm um alcance relativo. Se ela traz benefícios somente para quem a gerou, dificilmente será reconhecida pelas pessoas que atuam no mesmo contexto.
A inovação pode abrir a porta de entrada para novos mercados e ser o grande diferencial deste século!

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