O documento que chamamos de currículo nada mais é do que um breve relato de nossa vida profissional. Ele informa as habilidades e experiências anteriores e tem como objetivo apresentar o profissional ao mercado de trabalho e abrir espaço para novos empregos e experiências.
Ele sempre é a primeira coisa em que pensamos na hora de começar a procurar um emprego. Mas ele é cheio de detalhes que mudam de acordo com seus objetivos ou para o local onde você pretende enviá-lo.
Curiosidades
- o termo Curriculum Vitae vem do latim e literalmente quer dizer “resumo da vida”.
- nos Estados Unidos é muito comum ouvir a denominação résumé, diferente do Brasil e da Europa, onde se usa mais a palavra currículo.
- as regras mudam de país para país: nos EUA, por exemplo, os mais comuns são currículos de uma página, enquanto na Europa eles costumam ter entre 4 ou 5 folhas.
- no Brasil, valem os padrões norte-americanos, com currículos curtos (cerca de duas páginas). A diferença é que nós costumamos chamá-lo de Currículo e não de résumé.
Tipos mais comuns
- cronológico: nele seu histórico profissional (empresas onde trabalhou, desenvolvimento da carreira) começa a partir da data atual até chegar aos mais antigos que queira citar. Ele serve para mostrar de forma clara a progressão da carreira e funciona bem quando você está se candidatando a trabalhos na mesma área de atuação.
- funcional: aqui você destaca suas principais habilidades sem realçar muito a progressão e as datas. Ele é muito adequado na busca do primeiro emprego ou para quem quer mudar o rumo da carreira, pois dá mais ênfase às habilidades e não a trajetória cronológica.
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