por Daniele Aronque
Anos de trabalho e esforço e agora é hora de uma promoção certo? Teoricamente, essa é a ordem natural das coisas – bom trabalho = promoção
– mas nem sempre as coisas são tão fáceis assim.
Saber como agir quando percebemos que esse momento crucial na carreira está chegando é fundamental – será que eu peço?, ofereço ajuda?, faço pressão? – são perguntas e dúvidas comuns quando estamos nessa situação.
Não há dúvida que a procura por novas responsabilidades e desenvolvimento da carreira é resultado de muito esforço, mas nada melhor do que algumas boas dicas para tornar esse percurso um pouco mais fácil!
Mostre que você quer uma promoção
A maioria das pessoas tem receio de mostrar que querem ser promovidas, pois acreditam que, se estão fazendo um bom trabalho, essa promoção é uma conseqüência. Infelizmente, se não deixar claro seu desejo por essa mudança de responsabilidades, seu chefe pode ser capaz de nunca considerar essa possibilidade!
Mostre do que é capaz!
Se as suas habilidades não estão mais sendo usadas em seu trabalho atual, dê ao seu superior exemplos concretos de como você seria de muita ajuda e poderia contribuir muito mais de assumisse funções novas e de maior responsabilidade – não custa mostrar também como você poderia facilitar a vida de seu chefe se fosse promovido!
Tudo ao mesmo tempo!
Uma maneira de provar que você está mais do que apto para se encarregar de novos trabalho é sugerir que, por um certo período, você assuma suas atuais funções e mais as responsabilidades do seu novo cargo. Desse modo você pode mostrar à chefia que:
você reconhece a importância de seu trabalho atual
você pode lidar com a responsabilidades de um novo cargo
por ser eficiente, você é capaz de acumular e “dar conta” de duas funções simultâneas
Ajude a procurar alguém para seu lugar
Se você conseguir a promoção, vai precisar de alguém para colocar no seu lugar, certo? Esse pequeno detalhe pode fazer com que os chefes fiquem receosos na hora de deslocar um bom funcionário para uma outra função – quem eu vou colocar no lugar e como vou escolher – eles pensam! Por isso, você pode deixar seu chefe mais tranqüilo se assegurar que vai ajudá-lo a encontrar alguém que possa assumir suas responsabilidades. Uma ajudazinha que não custa nada e vale muito!!!
Diga não aos ultimatos!
Causar confusões ou um clima ruim no ambiente de trabalho sobre o que você vai fazer se não for promovido não é, definitivamente, uma boa idéia. Mesmo que essa tática de ameaças funcione, e você acabe ganhando sua promoção, é bom saber que sua relação com os chefes e com a empresa nunca mais será a mesma.
Promoção ou fingimento?
Já ouviu falar em pseudo-promoções? Pois saiba que elas existem e por isso é bom prestar atenção! Nessas situações você só ganha um novo título para o seu trabalho, que continua sendo o mesmo, sem novas responsabilidades ou desafios. Cuidado também com posições criadas especialmente para você – mesmo o trabalho sendo legítimo, essa é uma maneira de deixá-lo contente e de mantê-lo na empresa até que não apareça uma “promoção real”. Fique atento!
Que tal ir para o lado?
Já pensou em uma promoção lateral? Se você gosta do lugar onde trabalha, da cultura da empresa e das pessoas que estão ao seu redor, nada melhor do que considerar a possibilidade de permanecer na companhia fazendo um trabalho diferente do que fazia antes. Conhecer outras áreas de trabalho é uma boa oportunidade de aumentar seu conhecimento, sua experiência e sua rede de contatos, além de mostrar uma grande capacidade de adaptação que somará muitos pontos em seu currículo.
Seguindo novos rumos
Se, depois de alguns anos de trabalho e de muitos esforços você concluiu que seu trabalho nessa empresa é uma rua sem saída, infelizmente é hora de procurar novos caminhos. Mas como você sabe que chegou nesse ponto?
se não ganhou nenhuma promoção entre 3 e 5 anos
se escolheram outra pessoa para promover no seu lugar
se você já ouviu diversas vezes que não vai receber essa promoção
Você está pronto para ser promovido?
Estar preparado é o mais importante
Avalie:
Comentários 0 comentário