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por Wellington Moreira
“Assertividade: pouco comentada, contudo fundamental!” É assim que costumo resumir a importância deste tipo de comportamento durante as entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo. São simples atitudes que irão ajudá-lo a demonstrar suas competências e habilidades durante os processos de seleção, como também aquilo que precisa evitar.
Os tipos de comportamento
Antes de entendermos o que é ASSERTIVIDADE, vale saber que existem 4 tipos de comportamento: passivo, agressivo, agressivo-passivo e assertivo.
Cada um deles tem vantagens e desvantagens dependendo do momento em que for manifesto. Quando digo manifesto, é uma forma de chamar a atenção para a idéia de que comportamento é algo situacional, que pode mudar de acordo com o momento e a situação. Em função disto, uma mesma pessoa pode ter os quatro comportamentos, ainda que certamente exista uma tendência maior de as pessoas agirem de determinada forma em circunstâncias “normais”, ou seja, o indivíduo tende a adotar um determinado estilo como mais freqüente.
Esta constatação nos confirma a idéia de que podemos mudar um comportamento se percebemos que ele não está valendo a pena, isto é, não satisfaz as nossas necessidades, expectativas e objetivos pessoais. Sim, podemos desenvolver a nossa assertividade.
Veja abaixo as características principais de cada tipo de comportamento:
a) Passivo
Ansioso por evitar o confronto, mesmo às custas de si próprio, costuma ficar muito preocupado com a opinião dos outros a seu respeito. Ainda, geralmente, espera que as pessoas compreendam o que ele deseja.
Expressão corporal: Evita o contato visual com o entrevistador. Quieto, sua voz sai trêmula, com uma fala confusa e atitudes defensivas. Conseqüentemente, encolhe sua postura, mexendo as mãos de forma inquieta.
Ações: Culpa-se de tudo, odeia o assunto, evita a abordagem direta. Justifica-se excessivamente; solicita aprovação. Cede facilmente. Tais atitudes geram simpatia, entretanto faz com que as pessoas se sintam culpadas em pedir-lhe as coisas.
Ex.: O entrevistador pergunta:
Como você pode contribuir para aumentar os lucros da empresa?
– Aumentar os lucros? – responde assustado. Eu vou precisar vender mesmo trabalhando na administração? Ih, não sei se vou conseguir.
b) Agressivo
Ansioso por vencer, custe o que custar. Demonstra-se muito mais preocupado com os próprios desejos do que com os dos outros.
Expressão corporal: Máximo contato visual, fala com voz alta e ainda possui uma postura evasiva. Costuma apertar os dedos e apontá-los contra quem está à sua frente.
Ações: Imediatamente joga a culpa nos outros. Critica as pessoas, e não seu comportamento. Interrompe com freqüência. É autoritário e usa de sarcasmo, críticas, escárnio para ganhar a discussão. Solicitações parecem ordem. “Engrossa” facilmente a situação.
Ex.: – Por que você foi demitido do último emprego? – pergunta o entrevistador.
– Porque naquela empresa todo mundo só sabe “puxar o tapete” de quem quer trabalhar. Aliás, meu chefe é um ladrão e fui bobo de permanecer lá por tanto tempo.

c) Agressivo-Passivo
Apresenta comportamento misto, com elementos de agressividade e passividade. Ansioso em acertas contas sem correr riscos de confronto. Comportamento freqüentemente encontrado em pessoas que querem se afirmar sem terem poder para tanto.
Expressão corporal: Mínimo contato visual, mas olha para a frente mais que para o chão. Lacônico, suspira de impaciência. Exasperado, usa expressões como “não posso acreditar no que estou ouvindo”. Postura fechada.
Ações: Dá respostas indiretas, faz alusões sarcásticas, tem senso de humor irritante. Faz “acerto de contas” indiretamente.
Ex.: Durante uma dinâmica o selecionador questiona:
– Qual o seu maior objetivo profissional?
– Eu espero crescer até chegar à presidência da organização.
– Mas por quê? – indaga o recrutador.
E o candidato responde: – Eu acho que só assim as pessoas irão me respeitar de verdade, não é? Deve ser muito legal comandar tudo e todos. Já pensou? Nossa, deve ser demais…
d) Assertivo
Ansioso por defender seus direitos mas, ao mesmo tempo, capaz de aceitar que as outras pessoas também tenham os seus.
Expressão corporal: Contato visual suficiente para dar a entender que está sendo sincero. Possui um tom de voz moderado e apresenta-se com postura comedida e segura. Assim, sua linguagem corporal é condizente com suas palavras.
Ações: Ouve bastante, procura entender. Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos, soluções. Aceita declarar ou explicar suas intenções. Vai direto ao ponto, sem ser áspero. Insiste na busca de seu objetivo.
Ex.: – Você já trabalhou sob pressão? – questiona o selecionador.
– Sim, várias vezes. Não tenho problemas com isto. Aliás, é para auxiliá-los a resolver problemas que estou aqui.
Benefícios da Assertividade
Ninguém precisa ser um expert em psicologia comportamental para compreender inúmeras vantagens decorrentes de um comportamento assertivo, tais como:

  • permite defender seus direitos e, ao mesmo tempo, tratar o selecionador e os demais candidatos com o devido respeito, enquanto seres humanos e futuros colegas de trabalho etc;
  • confere melhores chances de êxito em negociações diversas;
  • dá a certeza de que conduziu a conversação de modo positivo em uma relação ganha-ganha;
  • “não fecha portas”, permitindo nova oportunidade de contratação ao estabelecer as bases para uma interação futura eficiente.

Lembre-se: de maneira geral, o que as pessoas sentem a nosso respeito é conseqüência direta do modo como as tratamos.
Assim:

  • procure controlar seus sentimentos;
  • permaneça firme em suas crenças e valores, contudo seja tolerante com os outros;
  • não pense em “vencer o outro”, mas “vencer com o outro”.

O assertivo é equilibrado, saber pesar todos os prós e contras de uma questão antes mesmo que ela seja discutida.

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