Carreiras | Empregos

Para quem não conhece, as empresas júnior são associações formadas exclusivamente por alunos do ensino superior e possuem fins educacionais. Essas empresas devem estar ligadas a pelo menos um curso da universidade, por exemplo, engenharia, administração ou comunicação. O objetivo é permitir que os alunos obtenham mais conhecimento na faculdade e ganhem experiência em sua área de trabalho, já que o gerenciamento da empresa fica por conta dos próprios estudantes, que são apenas orientados por um professor da área. E a atuação da empresa é para valer, os alunos prestam consultoria verídicas a qualquer tipo de empresa, normalmente micro e pequenas.
No entanto, durante a faculdade muitos jovens não chegam nem a saber de sua existência. Mas será que vale a pena conhecer? Nossa conclusão é que vale sim! Trabalhar na empresa júnior de uma universidade pode ser uma experiência muito importante para a formação profissional, veja porque:
Vantagens
O aluno realmente compreende o funcionamento e a atuação de uma companhia;
Assume cargos de gerência e direção, com visão e responsabilidades globais sobre a empresa;
Faz contato com micro e pequenos empresários o que permite aprender sobre como essas empresas se organizam na prática;
Adapta os conceitos aprendidos em sala de aula para aplicá-los na prática;
Desenvolve sua rede de contatos e o relacionamento com todos os interessados em potencial na empresa júnior;
Aprende a técnica da profissão a partir do desenvolvimento de projetos, da necessidade de realizar análises setoriais e de fazer planos de negócios;
Tem a oportunidade de se tornar empreendedor já que os universitários têm autonomia para gerir como se a empresa fosse deles, apenas com orientação dos professores;
Desvantagens
As vantagens, sem dúvida, superam as desvantagens. Afinal, ganhar experiência, confiança, aprender a se portar em uma empresa, e ainda dentro da própria universidade, é muito vantajoso para um estudante de qualquer área.
A única desvantagem que conseguimos citar é que na grande maioria das empresas júnior o estudante trabalha sem receber salário, e, em muitos casos, quando recebe o valor é apenas uma ajuda de custo.
Isso pode parecer bem ruim, mas levando em consideração os benefícios dessa experiência, acreditamos que, para quem pode, vale a pena sacrificar alguns meses de salário!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.