O networking nada mais é do que sua rede de contatos, seja profissional ou não, baseado em desenvolver relacionamentos benéficos, para você e as outras pessoas da sua rede de contatos. Nele há suporte e ajuda mútua.
Como começar meu networking?
O primeiro passo é fazer uma lista das pessoas que você conhece e seu nível de proximidade com elas, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal. Lembre-se que você vai precisar de tempo para cultivar esse relacionamento com as pessoas. Um bom networking não é aquele que tem muitas pessoas, e sim aquele possui um contato forte com elas.
A maioria das pessoas erra ao tentar manter um networking apenas porsó buscar seus contatos quando precisa de algo, seja uma recolocação profissional, ajuda para fechar um negócio. Isso sem contar quando alguém da rede precisa de ajuda e a pessoa não dá atenção para isso.
A tecnologia é a grande aliada do networking. Facebook, LinkedIn, Twitter, são ótimos meios de manter contato com as pessoas quando você não tem tempo. Além de ser uma ótima ferramenta na hora da troca de informações e interesses.
Dicas para você não errar na hora do networking
1 – Não busque seus contatos somente quando você perde o emprego ou quer mudar de empresa. Busque sempre ajudar sua rede. Soube de alguma vaga? Indique os profissionais que você conhece.
2 – Analise bem quem fará parte do seu networking. Geralmente são pessoas em que você confia. Não indique para vagas ou atividades pessoas com uma conduta inadequada, que podem “te queimar” e enfraquecer sua credibilidade com os outros contatos da rede.
3 – Nunca use sua rede para roubar clientes, contatos, ideias ou até mesmo espalhar boatos. Tenha uma conduta ética e respeite as pessoas, lembre-se que o networking é uma rede para ajuda mútua.
4 – Fique aberto a coisas novas, e não somente aquilo que você sabe. Aprenda sobre novas áreas e assuntos e também ensine aos outros o que você sabe.
5 – Marque encontros com contatos profissionais em palestras e eventos voltados a profissão de vocês. Além de ser um motivo para manter um contato pessoal, ajuda a aprimorar o conhecimento de todos.
Comentários 0 comentário