Carreiras | Empregos

Pessoas com hiperidrose muitas vezes têm um comportamento retraído, por medo de serem discriminadas. Com isso, passam a viver diversos problemas de relacionamento.
De acordo com o Dr. João Bosco Vieira Duarte, da Clínica Especializada em Hiperidrose, as dificuldades começam na infância. Crianças que sofrem de suor em excesso nas mãos precisam enxugá-las constantemente para não molhar o papel, por exemplo. Além disso, elas evitam brincar com outras crianças, por medo de molhar as mãos e os brinquedos dos colegas.
Na adolescência, fase em que o distúrbio se agrava, jovens com hiperidrose viram motivo de piada diante de alguns colegas. Com isso, deixam de cumprimentar as pessoas. Suas roupas ficam constantemente molhadas de suor que, muitas vezes, possui odor desagradável. Mulheres com hiperidrose nos pés são impedidas de utilizar sandálias, devido ao risco de escorregar.
Na fase adulta, o rosto passa a suar demasiadamente, causando impressão de insegurança, constrangimento e mal-estar. Mulheres com sudorese na face não conseguem usar maquiagem. A procura ou a troca de emprego se torna cada vez mais difícil, assim como a realização de tarefas domésticas e profissionais que necessitam de contatos manuais e de boa apresentação.
Devido à todas essas dificuldades, para o Dr. João Bosco, a cirurgia passa a ser o alívio e a solução para o problema. “Se o suor excessivo é um empecilho para as atividades diárias do indivíduo, sendo que muitas delas repercutem social, profissional e economicamente, a cirurgia é a solução. Milhares de pacientes operados por nós tiveram suas vidas mudadas. Hoje tornaram-se mais felizes, livres e confiantes”, garante ele.
Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial, acredita que, quanto mais ansiosa a pessoa for, maiores são as chances de sofrer de sudorese. “As pessoas que suam demasiadamente devem procurar um médico para saber se isso está realmente ligado à ansiedade”, comenta ela.
Veja agora algumas dicas de Célia Leão para disfarçar o problema:
Rosto:

  • Evite sair de casa sem um lenço;
  • Mulheres, na hora de usar maquiagem, evitem a base. Usem pancake. Mas com muita moderação, pois esse produto fecha os poros.

Axilas:

  • Fuja de microfibra e jérsei (tecidos sintéticos); ·
  • Prefira tecidos de fibras naturais, como linho e algodão; ·
  • As cores que mais disfarçam o suor excessivo são branco, bege, crú e preto. Se usar cores fortes, coloque uma camiseta de algodão na mesma cor por baixo. Esse tipo de tecido retém o suor.

Mãos:

  • Nunca se esqueça do lenço;
  • Use lenços da mesma cor da roupa, de forma que ele passe a ser um acessório.

Pés:

  • Use somente meias de fibra natural; ·
  • Mulheres, prefiram sapatos chanéis, ou seja, que não têm calcanhar;
  • Utilizem sandálias fechadas, que mostrem apenas a ponta dos dedos ou o calcanhar. Isso evita escorregões.
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.