Quem nunca teve que realizar algum teste para seleção durante um processo seletivo, e acabou achando estranho a atividade pedida? Montar coisas com pecinhas, escrever, completar desenhos, responder a um questionário… A variedade dos testes aplicados para seleção é enorme.
Mas muitas vezes fazemos esses testes e não entendemos ao certo o que é avaliado, qual o real motivo para aplicá-lo. Na maioria das vezes o nervosismo e ansiedade do candidato podem influenciar no resultado do teste, por isso é importante fazer com calma, tendo consciência de que não existe resposta certa ou errada nos testes de seleção.
Para quê servem esses testes para seleção?
O objetivo do teste para seleção é ver se existe uma ligação entre o perfil do candidato e o perfil da empresa. O que facilita identificar se o candidato irá se adaptar ao cargo, se ele também irá sentir-se motivado com as atividades etc.
Alguns testes são criados e aplicados por psicólogos, já que é preciso avaliar os aspectos intelectuais, cognitivos, de personalidade e técnica do candidato.
Quais são os testes para seleção mais aplicados?
Wartegg
O teste consiste em completar desenhos que são apresentados na metade superior da folha de aplicação, em um retângulo dividido em 8 quadrados. Em cada quadrado há um sinal-estímulo (uma linha ou um ponto desenhado), onde o candidato deve continuar com o que lhe vier à cabeça. Depois ele deve anotar a sequência de realização dos desenhos nos quadradinhos ao lado do número de cada desenho. Na metade inferior da folha deve escrever o que cada um deles significa e responder a quatro perguntas sobre as suas preferências e rejeições. Normalmente, o teste dura de 15 a 20 minutos, e pode ser aplicado de forma individual ou em grupo.
Zulliger
Outro teste para seleção muito utilizado pelas empresas hoje em dia é o Zulliger, sendo um teste profundo que avalia a estrutura básica da personalidade, incluindo sentimentos e evidenciando seus medos e preconceitos. No teste o candidato recebe três pranchas com manchas de tinta e deve dizer com o que elas se parecem e o que poderiam ser. Suas respostas e reações são anotadas e logo após são feitas perguntas para esclarecer os aspectos que contribuíram para a formação das respostas. Todas as respostas são então classificadas e lhe são atribuídas vários códigos, conforme critérios padronizados.
QUATI
Instrumento investigativo baseado na teoria Junguiana e em sua tipologia, que objetiva avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada sujeito faz. É uma tentativa de definir estilos cognitivos e de comportamento individual, classificando semelhanças e diferenças em determinados grupos, auxiliando na organização de grupos de trabalho, na detecção e solução de conflito nas Organizações, no treinamento empresarial e remanejamento de pessoal, na criação de programas de ensino-aprendizagem, na orientação de pais e professores, na orientação vocacional e aconselhamento familiar.
AC (Atenção Concentrada)
Teste que objetiva mensuração da atenção, concentração, rapidez e exatidão. Pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. Indicado para seleção de pessoal, principalmente aos cargos de digitadores, datilógrafos, programadores, telefonistas, redatores etc.
Grafológico
É um teste que avalia a personalidade por meio da escrita. É possível, através deste teste, conhecer as características pessoais do escritor, bem como, a evolução de sua personalidade, sendo necessário para tanto possuir amostras de grafias em diversos momentos de sua vida.
Comentários 0 comentário