Carreiras | Empregos

Para dar conta da demanda da produção e consumo do final de ano aliado à necessidade de suprir a falta de empregados que saem de férias, muitas empresas abrem inscrições para empregos temporários nesta época do ano. A maioria das vagas surge no setor do comércio, mas outras áreas também contratam. Portanto, para quem está desempregado, esta pode ser uma ótima oportunidade para fazer uma renda extra ou até conquistar de vez um espaço no mercado de trabalho.
Segundo Giuliano Bortoluci, diretor de comunicação da Estagiários.com, empresa especializada no recrutamento e seleção de candidatos, “os empregos temporários são de suma importância porque, além de oferecerem a oportunidade de ingressar no mercado, eles propiciam o conhecimento na prática se aquela função é realmente o que o candidato espera para o seu futuro”.
Visando uma possibilidade de efetivação, os contratados podem e devem se sobressair em relação aos demais. Para isso, é preciso estar antenado às mudanças ocorrentes no mercado em que atua e, de preferência, conhecer bem a empresa. “O principal é buscar uma vaga na área em que realmente gosta, para que conquiste um espaço”, afirma Bortoluci.
Alexandre Callero, gerente de operações do Empregos.com.br, afirma que, para o empregado ser efetivado, tudo vai depender de sua dedicação: “considero (o emprego temporário) uma grande oportunidade e um primeiro passo para se conquistar um emprego efetivo. Dar o máximo como temporário pode abrir as portas da empresa para ocupar um cargo”.
Callero assegura ainda que 2008 está sendo um ano atípico: “Natal e Páscoa são bons momentos para se conseguir um emprego temporário, mas em 2008 essas vagas estiveram presentes o ano todo. O que normalmente aparece em épocas específicas no comércio e na indústria, foi presente também com forte participação da Construção Civil”.
As contratações temporárias oferecem vantagens tanto para as empresas quanto para os aspirantes aos cargos. Para lojas e outros segmentos beneficiados com o grande aumento da demanda de oferta no Natal, essa é uma boa oportunidade de capacitar os funcionários e selecionar aqueles que mais se destacam e que possuem os requisitos necessários para ocupar o cargo de maneira definitiva.
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Empresas e Serviços Terceirizáveis e do Trabalho Temporário (Assertem), estão previstas 50 mil vagas para serem preenchidas até o final deste ano e, hoje, 40% delas ainda estão em aberto. Treinar funcionários para trabalhar por um curto período pode ser considerado, para muitas empresas, desperdício de tempo e dinheiro. Por esse motivo, a tendência do mercado é investir em seus colaboradores para que estes permaneçam trabalhando por tempo indeterminado, gerando mais assertividade e lucratividade para a organização.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.