Carreiras | Empregos

Autor: Christopher Reeve – tradução de Flávia Beatriz Rosler
Editora: Campus
R$ 26,00 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
O mundo todo acompanha com curiosidade e aplaude cada pequena vitória de Christopher Reeve desde que ele se tornou tetraplégico em 1995. É curioso e irônico que justamente ele, que representou com sucesso nas telas o “Superman”, tenha se tornado um deficiente físico totalmente incapaz. Ninguém ignora que por trás das recuperações alcançadas por ele até agora há um enorme suporte financeiro que permite o uso de avançadas tecnologias as quais poucas pessoas na mesma situação teriam acesso. Porém, o que mais chama a atenção na obstinada luta de Reeve é a sua imensa força de vontade para superar os desafios da paralisia física. Reeve impressiona por mostrar ao mundo até onde pode ir a capacidade humana de superar o que parecia completamente impossível.
Neste livro, Christopher Reeve inicia sua narrativa do momento em que soube que ficaria paralítico e chega aos dias atuais apresentando sua trajetória de superação e perseverança. Trata dos períodos de recuperação psicológica, em que teve de se readaptar a viver de forma totalmente dependente (inclusive de aparelhos respiratórios), e conta como recuperou o bom humor, como mudou sua relação com seus filhos, e também sobre sua religião, sua fé e esperança.
Ele mostra ao leitor que ninguém precisa aceitar qualquer tipo de limitação –- imposta por si mesmo ou por terceiros -–, podendo recorrer à força interna que pulsa em cada um e apenas aguarda uma decisão para ser despertada. Superar o Impossível ensina que a vida não deve passar em brancas nuvens, podendo ser vivida em sua plenitude, com entusiasmo, curiosidade e gratidão. Nesta obra de enorme poder inspirador, Reeve demonstra que sempre é possível viver intensamente, contando histórias surpreendentes sobre sua carreira, sua lesão na coluna e sua dedicação a muitas causas. Vida e obra a serviço da superação de obstáculos aparentemente intransponíveis.
O autor intercala relatos de sua própria vida com trechos de entrevistas e discursos seus e com fotos evocativas tiradas por seu filho Matthew. Reeve nos ensina que, para as pessoas com plena capacidade física, a paralisia pode levar a uma escolha – a de viver com as próprias dúvidas e com o medo de assumir riscos – mas isso não é aceitável. Ele sabe por sua experiência pessoal que a conquista do espaço interno é difícil e requer algum sofrimento – afinal de contas, nada que valha a pena ter é fácil de conseguir. Ele faz perguntas desafiadoras sobre por que nos parece tão difícil – se não impossível – trabalharmos juntos como uma sociedade.
Em Superar o Impossível, Reeve faz referências ao que ele chama de paralisias mentais, aqueles impedimentos que pessoas fisicamente saudáveis acabam se impondo. Num relato verdadeiro e realista, o livro passa ao leitor a mensagem de que não existem limites intransponíveis e que vale a pena não se deixar abater.
Christopher Reeve estabeleceu sua reputação como um dos principais atores dos Estados Unidos, interpretando o papel de Superman, entre outros, e, desde que ficou paralisado em uma competição eqüestre em 1995, tem dado um aspecto humano à lesão na medula espinhal. É chairman da Christopher Reeve Paraysis Foundation (CRPF) e vice-chairman da National Organization on Disability. Também faz intenso lobby em favor da reforma no sistema de saúde e de mais verbas para pesquisas, e é autor de “Ainda sou eu”. Vive no norte do estado de Nova York com a esposa Dana e seus filhos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.