As soft skills são habilidades comportamentais valorizadas no mercado de trabalho. As empresas estão em busca de profissionais que tenham essas habilidades para que possam desenvolver um trabalho com excelência.
Você quais são as suas habilidades? Muitos profissionais não sabem como descobrir isso e colocar em prática no dia a dia. Por isso, neste artigo você confere quais as principais maneiras de descobrir quais são as suas soft skills. Pronto para descobrir? Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto.
Autoavaliação
O primeiro passo para descobrir quais são as suas soft skills é fazer uma autoavaliação. Para isso, reflita sobre as suas experiências de trabalho anteriores. Veja em quais situações você se destacou e quais foram as habilidades que usou para isso.
“Ah! mas eu nunca trabalhei!” Não tem problema! Você pode fazer esse mesmo tipo de autoavaliação, mas focando na sua experiência na escola ou em cursos, por exemplo.
Feedback externo
O feedback é uma ótima forma de você descobrir quais são as suas soft skills, bem como aquelas que você precisa desenvolver. Esse feedback pode vir de seus supervisores, colegas de trabalho, amigos e até mesmo familiares.
Basta você perguntar quais são os seus pontos fortes, por exemplo. Se alguém diz que você sabe trabalhar em equipe, isso é uma das suas habilidades profissionais que podem ser exploradas.
Análise de conquistas
Pense em conquistas que você já alcançou. Pode ter sido em um projeto pessoal, algum trabalho acadêmico ou uma meta alcançada no seu trabalho. Procure analisar o passo a passo do que você fez para alcançar essa conquista.
Por exemplo, como você divide o seu tempo de estudo para conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade. Se você sabe gerenciar o seu tempo, isso é considerado uma competência profissional muito interessante.
Observação pessoal
Observar a si mesmo é um grande desafio, pois é preciso estar atento sobre como você lida com situações cotidianas. Por exemplo, como você reage quando algo não sai como o planejado? Ou como é a sua participação em um trabalho de equipe?
Suas reações e abordagens podem revelar quais são as suas soft skills. Para te ajudar, pode ser fundamental anotar como foi o seu dia, como uma espécie de diário. Você pode fazer isso em um bloco de notas no celular ou em um caderno.
Consciência emocional
Consciência emocional é a capacidade de entender as próprias emoções. Ou seja, você sabe identificar o que está sentindo e como isso impacta nas suas interações. Mas como isso pode te ajudar a identificar as suas habilidades comportamentais? Essa consciência emocional ajuda a desenvolver as suas soft skills, além disso, ajuda no seu próprio autoconhecimento e consequentemente gerenciamento das emoções.
Lista de soft skills
Outra forma de te ajudar nessa jornada de descoberta é fazer uma lista de soft skills e ver quais estão mais de acordo com as suas características. Você pode sinalizar de forma simples quais você acredita que possui e até mesmo já utilizou no seu dia a dia e quais você não se identifica.
Não sabe quais habilidades colocar na lista? Nós te ajudamos nessa. Confira neste artigo as habilidades que o mercado de trabalho mais busca no momento.
Desenvolvimento contínuo
O aprendizado contínuo é muito importante para o seu desenvolvimento profissional. Por isso, uma forma de descobrir e desenvolver as suas competências comportamentais é buscando conhecimento. Atualmente, existem cursos que ajudam as pessoas a desenvolverem essas habilidades.
Isso também é uma forma de agregar o seu currículo e demonstrar para os recrutadores que você sempre está em busca de aperfeiçoamento. Mas lembre-se de que esse é um exercício constante, ou seja, sempre busque se aprimorar e melhorar as suas habilidades.
As habilidades comportamentais são mais importantes que as hard skills?
Não. As habilidades comportamentais e as habilidades técnicas (como são chamadas as hard skills) se complementam. Não adianta ter uma individualmente, é preciso utilizar esses dois tipos de habilidades em conjunto para desenvolver um bom trabalho.
Quando um profissional possui esse conjunto de habilidades, é conhecido como competências profissionais.
Saiba que cada empresa pode ter necessidades específicas, sendo assim, as soft skills e hard skills necessárias podem mudar. Vale a pena pesquisar e entender o que é mais buscado na sua área de atuação.
Você já colocou as soft skills no seu currículo?
Conhecer quais são as suas habilidades e competências é muito importante, afinal, você deseja se destacar no mercado de trabalho. Por isso, é muito importante investir na sua capacitação para que você esteja mais preparado.
No entanto, para que as suas qualificações profissionais sejam conhecidas, você precisa informá-las em algum lugar. Por isso, não deixe de listar as suas habilidades comportamentais no currículo.
No site da Empregos.com.br o candidato pode preencher o currículo e conta com um campo específico para colocar as suas soft e hard skills. Mas se você quer ganhar maior destaque, mencione algumas de suas habilidades no seu resumo profissional e descrição do cargo.
Que tal fazer isso agora? Clique aqui e atualize o seu currículo. Ainda não é cadastrado? Acesse a página e cadastre o seu currículo hoje mesmo!
Comentários 0 comentário