Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque

Um belo dia você chega ao trabalho e descobre que um colega seu foi promovido, ou seja, virou seu chefe. Seu primeiro pensamento pode ser – “e agora, o que vou fazer? Vou tratá-lo como meu chefe ou ainda como colega?

Não adianta se desesperar e achar que a situação é um “bicho de sete cabeças”. Hoje, a maioria das empresas tem um ambiente menos formal de trabalho e a hierarquia deixou de ser uma coisa tão pesada como era antigamente. Mesmo se tratando de chefes e superiores o relacionamento é o que podemos chamar hoje de algo “light”, principalmente se a pessoa for uma velha conhecida.

“É claro que a situação depende muito da pessoa e da empresa, mas se o ambiente de trabalho for tranquilo, a amizade não vai acabar por causa de uma simples promoção”, explica Rosana Mezzetti, gerente de aconselhamento da KPMG consultoria. Rosana, que era consultora e foi promovida há 2 anos, acredita que a situação é até mais delicada para o profissional que virou chefe, pois ele tem que reconquistar seu espaço e aprender a se colocar em sua nova posição.

A ex-consultora Vânia Helena Della Negra, que hoje é supervisora de outplacement, acha que seu relacionamento com os colegas de quem hoje é supervisora não mudou muito. Ao contrário, as pessoas têm mais confiança de expor suas dúvidas e problemas.

“Todos sabem que existem cobranças por resultados em todas as partes e ninguém culpa ninguém por isso. Na minha opinião esse aumento de responsabilidade pode influenciar um pouco nas conversas dentro do trabalho, mas tudo se restringe ao escritório, pois do lado de fora todos continuam amigos como sempre foram”, completa a supervisora.

Veja mais alguma dicas de como encarar essa mudança (para novos “chefes” e funcionários):

  • antes de tudo, não veja essa situação como um problema. A convivência vai mudar um pouco, mas nada que vá alterar definitivamente o relacionamento
  • quando tiver que chamar a atenção de alguém, faça isso individualmente – lembre-se que todos merecem ser tratados com descrição e respeito
  • o relacionamento com os colegas é sempre mais aberto do que com um chefe “desconhecido”, por isso procure filtrar tudo aquilo que ouve antes de tomar qualquer atitude
  • todos têm obrigações e metas a cumprir e as cobranças podem vir de todos os lados, principalmente quando se está encarregado da supervisão do trabalho de várias pessoas. Procure entender e fazer com que os outros entendam isso.
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.