Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque
A saúde bucal nunca fez parte da lista de prioridades dos brasileiros. Como o país ainda não tem uma cultura de prevenção, o que vale mesmo é o velho dito popular: quando doer, vou tratar.
Além dos conhecidos danos que pode causar à saúde, como cáries e mal hálito, essa falta de cuidado chega a interferir na vida profissional. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a cada quatro faltas no trabalho por motivos de saúde, uma é causada por problemas odontológicos mal resolvidos.
Na opinião do presidente do Sinog – Sindicato Patronal das Empresas de Odontologia de Grupo, Dr. Carlos Roberto Squillaci, o fato de o país ser um dos campeões em cárie dentária é uma incoerência, pois “ao mesmo tempo que muitas pessoas nunca foram ao dentista, existem muitos profissionais da área sem trabalho”, diz ele.
O país gasta milhões de dólares por ano na tentativa de minimizar esses números. Para reverter o quadro e diminuir os custos – o maior vilão da falta de cuidado – surgiram as empresas que oferecem planos especiais para esse tipo de tratamento. “O plano odontológico é o número um na lista de benefícios reivindicados pelos trabalhadores e as empresas estão cada vez mais conscientes disso. Hoje existem planos que custam o equivalente a um ticket refeição por mês”, analisa Squillaci.
Segundo dados do Sinog, mais de 3 milhões de pessoas já estão sendo atendidas por esse tipo de plano, mas o número é baixo se comparado com os 42 milhões que têm planos de saúde.
“Os números às vezes assustam, pois 19% dos brasileiros nunca foi ao dentista e 80% da população tem problemas bucais. Felizmente, nos últimos anos a preocupação com a estética e a consciência de que a saúde começa pela boca tem melhorado o comportamento das pessoas”, completa.
Os planos mais básicos têm o preço variável entre R$4 e R$40, mas existem muitas diversificações e planos adaptáveis que podem ser feitos por empresas ou mesmo ser individuais e familiares. Veja alguns sites onde podem ser encontradas mais informações:
Odontoprev – planos especiais para empresas
Associl – planos empresariais e familiares
Uniodonto – planos empresariais e familiares

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.