por Camila Micheletti
Se você é estudante e vai permanecer no país por até três meses, pode tirar o visto de turista. Para uma permanência maior, é necessário tirar visto de estudante. Também é exigido o certificado internacional de vacina contra a febre amarela.
Documentos necessários para tirar o visto de turista:
- Comprovantes de renda do responsável pelas despesas na viagem
- Imposto de Renda completo (cópia autenticada)
- Três últimos contra-cheques, pró-labore ou RPA – Recibo de Pagamento Autônomo (cópia autenticada). Declarações contábeis só são aceitas quando possuem o selo do Conselho Regional de Contabilidade.
- Carta do Empregador informando tempo de serviço e período de férias ou contrato social da empresa (se estudante, comprovante de matrícula).
- Comprovante de reserva (print fornecido pela agência de turismo ou companhia aérea);
- Uma foto recente (seis meses no máximo) 5×7 ou 3×4;
Em alguns casos, os itens abaixo podem ser solicitados:
- Para menores de 18 anos desacompanhados, autorização dos pais ou dos responsáveis legais, com a descrição do endereço onde o menor irá se hospedar na Austrália (firma reconhecida em cartório);
- Carta Convite: o candidato ao visto que tiver família ou amigos na Austrália deverá apresentar carta dos mesmos se responsabilizando por sua estada na Austrália e retorno ao Brasil;
- Escritura de propriedades que o candidato possui (cópia);
- Menores até 18 anos de idade viajando com um dos progenitores necessita autorização do outro progenitor com firma reconhecida em cartório, além de informar o endereço de sua acomodação na Austrália.
- Informações sobre o nível sócio-econômico da família do candidato
O visto de estudante pode ser solicitado para aqueles que desejam fazer um curso reconhecido pelo governo, ou seja, um curso em uma instituição de ensino australiana autorizada a receber estudantes estrangeiros. Quem pretende participar de um programa de intercâmbio, graduação, pós-graduação ou mestrado também devem solicitar o visto de estudante.
Confira os documentos necessários:
- Comprovantes de renda da pessoa responsável pela viagem (Imposto de renda completo e contra-cheques, pró-labore ou RPA -Recibo de Pagamento Autônomo)(cópia autenticada). As declarações contábeis devem conter selo do Conselho Regional de Contabilidade
- Evidências de proficiência em Inglês (para cursos profissionalizantes e universitários). Comprovantes dos testes IELTS ou TOEFL
- Se estiver empregado, comprovante de vínculo empregatício
- Carta de responsabilidade financeira para com o estudante
- Autorização dos pais, para estudante menor de 18 anos, para viajar desacompanhado (documento com firma reconhecida em cartório)
- Menores de 18 anos devem fornecer o endereço onde se hospedarão na Austrália
- Se estudante no Brasil, comprovante de matrícula ou pagamento da última mensalidade
- Carta oferecendo vaga em escola na Austrália (oferecimento de vaga)
- Comprovante do pagamento da matrícula (COE – Confirmation Of Enrolment) ou carta de aceitação do intercâmbio (AASES)
- 3 Fotos recentes 5×7 (2 para os exames médicos e 1 para o formulário)
- Exames médicos completos (verifique lista de “Panel Doctors”, médicos credenciados pela Embaixada Australiana)
- Taxa de Turismo: R$ 125 ou Estudos: R$ 771*
Prazo médio para análise do visto: 10 dias úteis (prazo sujeito a alteração nos períodos de alta temporada). Solicitar o visto com 1 mês de antecedência da data de início do curso na Austrália. Porém, vistos de estudantes não podem ser emitidos com mais de 1 mês de antecedência. Considerar um prazo total de 4 semanas para obtenção do passaporte de volta, em razão do tempo necessário para transporte do material e eventos como feriados, férias e finais de semana.
*Valores sujeitos a alterações no câmbio.
Comentários 0 comentário