Carreiras | Empregos

por Edmundo Rodrigues
A empresa que você trabalha tem um excelente plano de carreira, com ótimos benefícios, e, acima de tudo, sua conta bancária dá um importante salto no fim do mês, dando para pagar a faculdade e ainda ter uma sobra. O único problema é que suas funções atuais não têm nenhuma ligação com sua carreira e com o que planejou para o seu futuro profissional, e como você está no último ano da faculdade, precisa fazer um estágio dentro da sua área.
Aí surge a dúvida crucial: “o que fazer para investir de verdade na profissão, já que possuo um emprego sólido, ganho bem, porém estou insatisfeito com minhas funções dentro da empresa, distantes de meu objetivo profissional ?”
Para Elaine Saad Fellipelli, diretora da Saad Fellipelli Recursos Humanos, é preciso estar consciente que o mais importante na vida é ser feliz, e para que isso aconteça, é fundamental atuar dentro do campo planejado para seu futuro profissional.
“Você já pensou em ficar contente apenas por escutar o “maravilhoso” som do despertador pela manhã ? Isso só acontece quando estamos acordando para mais um ótimo dia de trabalho. Quando fazemos aquilo que gostamos, transformamo-nos em profissionais capacitados, dedicados e muito mais felizes, o que nos garante remunerações equivalentes ao nosso talento”, explica Elaine.
Mas para que isso aconteça, é necessário investir na escolha, fazendo na prática tudo o que aprendemos em sala de aula. Daí a importância do estágio. “Abrir mão dos bons salários oferecidos por bancos, lojas e outras empresas não é uma tarefa fácil, mas é preciso ter consciência que a experiência adquirida num estágio é fundamental para o sucesso na carreira”, garante Denis Pezzelin, estudante do 3º ano de Rádio e TV pela Universidade Cruzeiro do Sul.
O estudante abandonou o emprego de auxiliar de departamento pessoal numa empresa de contabilidade, em que ganhava R$ 750,00 por mês, para estagiar numa conceituada emissora de rádio FM, recebendo menos da metade do que ganhava no antigo emprego. ” Gosto muito do que faço aqui na rádio e estou certo que minha dedicação se transformará em benefícios para o futuro”, diz Pezzelin, que entre outras coisas, trabalha no teleatendimento da rádio e contribui com idéias para as promoções e programação da emissora.
Mas o que fazer quando depende-se do salário do atual emprego para pagar a faculdade ? Segundo a consultora da Saad Fellipelli, deve-se investir na carreira, dependendo do momento em que o profissional encontra-se. “Abandonar o emprego para sentir-se feliz e, com sorte, progredir na carreira, é uma excelente alternativa. Porém, esta é uma situação que deve ser muito analisada”, explica.
Para Elaine, existem várias maneiras do estudante investir na carreira, mesmo que mais demoradas, mas também efetivas, como cursos de línguas, gerenciamento de equipes e liderança, que valorizam e preparam o profissional para o mercado de trabalho.
O estudante também pode assistir palestras sobre sua área, conhecer profissionais em atuação no mercado e trocar informações de sua graduação com professores e colegas. “Manter-se atualizado com tudo que acontece no mercado de trabalho e com sua futura profissão são importantes fatores para que você possa ingressar com força total na carreira”, finaliza a consultora.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.