Banco Itaú
O Itaú dividiu seu programa de trainees em quatro área distintas e é um dos únicos que mantêm seu processo seletivo aberto durante o ano todo, dependendo da disponibilidade de vagas para contratação.
O Itaú procura em seus trainees características como raciocínio lógico, macrovisão de situações, capacidade de análise, pessoas que saibam trabalhar em equipe e que se preocupem com o autodesenvolvimento constante. Cada programa especifica seus requisitos com relação ao ano de conclusão do curso superior.
Informática e processamento de operações bancárias – para profissionais do último semestre ou formados há até dois anos nos cursos de processamentos de dados, engenharia, ciências da computação, análise de sistemas, estatística, matemática, física, economia, ciências contábeis e administração de empresas. Os candidatos devem ter capacidade de análise, visão crítica de processos e raciocínio lógico desenvolvido para trabalhar na área de sistemas e telecomunicações.
Programa D – profissionais de administração de empresas, economia, ciências contábeis, direito, engenharia, matemática e estatística. As vagas desse programa são para áreas administrativas, como mercado de capitais, marketing, tecnologia e área jurídica e geralmente se concentram em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Programa E – voltado para a área comercial, cuida da formação de gerentes de conta e operadores de crédito. Indicado para profissionais formados em administração de empresas, economia, direito, ciências contábeis ou engenharia, que gostem de realizar negócios e tenham forte direcionamento para vendas.
Programa I – forma gerentes operacionais e é voltado para profissionais de administração, ciências contábeis, economia, matemática, processamento de dados, análise de sistemas, ciências da computação, engenharia, estatística, física e comunicação, que tenham habilidade para gerenciar processos e pessoas.
Real ABN AMRO Bank
O programa do Banco Real tem como objetivo desenvolver conhecimentos e habilidades que servirão para a atuação e a carreira do profissional. Os candidatos devem mostrar afinidades com instituições financeiras, relações bancárias e comerciais.
O Banco Real oferece dois tipos de programas:
Programa de Trainees Institucional – o candidato deve estar concluindo a faculdade em julho ou dezembro de 2002, nos seguintes cursos: Administração, Direito, Economia, Engenharia, Matemática, Ciências Contábeis, Marketing e Estatística. O programa tem duração de um ano, onde o participante recebe formação técnica, conceitual, prática e comportamental, para ocupar funções em áreas de suporte ou de negócios.
Programa de Trainees de Rede – o candidato deve estar no terceiro ano de faculdade ou ter no máximo até três anos de formado em: Administração, Direito, Economia, Engenharia, Marketing, Ciências Contábeis e Estatística. Com duração de 6 meses, o programa forma profissionais para ocupar posições de gerentes de relacionamento nas agências da Rede de Varejo da organização.
A abertura do processo seletivo é divulgada no site da instituição.
Natura
O programa de trainee da Natura tem como público alvo jovens recém-formados em curso superior, com no máximo dois anos de conclusão do curso. Não é necessário ter experiência profissional, mas é imprescindível ter uma sólida formação acadêmica, inglês fluente e domínio de microinformática. Para algumas áreas específicas, também é desejável o conhecimento de espanhol.
Com duração de 12 meses, o programa é dividido em três fases que procuram dar ao trainee uma visão geral do negócio da empresa.
A Natura é uma empresa que acredita que as pessoas que formam a equipe fazem a diferença dentro da empresa e do negócio. Por isso procura candidatos que se encaixem no perfil da empresa e se identifiquem com o trabalho e com o modo de fazer. Veja algumas características pessoais valorizadas pela empresa:
dinamismo
visão de futuro
capacidade de relacionamento
saber se comunicar
vontade de aprender e de ensinar
O processo seletivo para o programa de trainee deve começar no mês de agosto.
GIFE
O programa de trainee do GIFE é destinado a jovens com até 28 anos, formados há no máximo dois anos nas mais diversas áreas do conhecimento.
Foi criado para contribuir com a formação de uma nova geração de profissionais do terceiro setor e de agentes de transformação comprometidos com a construção de uma sociedade justa, por meio do exercício constante da competência administrativa e técnica, da responsabilidade e da cidadania.
Para participar do programa, o candidato deve estar vinculado e ser indicado por alguma instituição ou empresa que desenvolva ou esteja se preparando para desenvolver ações ligadas a área social.
O programa se desenvolve em encontros regulares, realizados bimestralmente ao longo de dois anos, em diversas regiões do Brasil e exterior, totalizando 400 horas/aula. Há também um currículo específico, desenvolvido pelas organizações participantes (às quais os trainees estão ligados), de forma a atender às suas características e necessidades particulares.
Perfil do candidato:
ter nível superior (com, no máximo, dois anos de conclusão);
estar iniciando sua carreira profissional (idade máxima – 28 anos);
ter inclinação e motivação para trabalhar no setor social;
ter maturidade, autonomia, atitude empreendedora, criatividade, flexibilidade, habilidade de redação e comunicação verbal e capacidade para trabalhar em grupos;
ter conhecimentos de informática e de inglês;
ter disponibilidade e disposição para viajar.
O processo seletivo para a terceira turma de trainees do GIFE está previsto para o segundo semestre de 2001.
Saiba como são e como funcionam os programas de trainee
O Itaú dividiu seu programa de trainees em quatro área distintas e é um dos únicos que mantêm seu processo seletivo aberto durante o ano todo, dependendo da disponibilidade de vagas para contratação.
Avalie:
Comentários 0 comentário