Carreiras | Empregos

por Carlos Francis
Modelos alternativos de avaliação já são incorporados pela área de recursos humanos há décadas, mas ainda há muita descrença com relação à utilização do que se pode chamar de ciências metafísicas, que são, principalmente, a grafologia, numerologia e astrologia. Milenares e calcadas em princípios místicos universais, essas metodologias vêm comprovando sua eficiência no cenário corporativo.
No entanto, ainda há muitos gestores que se mostram céticos. No bloco dos que aderiram, está a gerente de planejamento e desenvolvimento de RH da Votorantim Metais, Maria Lúcia Rocha da Costa. Ela utiliza a grafologia há 15 anos, com bom retorno, nos processos de seleção, treinamento e desenvolvimento de carreira: “Vejo a grafologia como uma ferramenta muito eficiente no apoio a decisões de RH, isso porque ela permite a confirmação de pontos duvidosos a respeito de um traço individual, a descoberta de aspectos não conhecidos no dia-a-dia e um melhor entendimento do estilo de um subordinado”, explica. Na opinião da gerente de avaliação de desempenho da Telefônica, Claerte Martins, as três metodologias são ferramentas que podem ser úteis quando bem interpretadas, pois ajudam a identificar o perfil do colaborador e as áreas e competências que se apresentam mais desenvolvidas ou com maior potencial de desenvolvimento.
A escrita revela seu estilo
Um dos primeiros estudos teóricos sobre grafologia data de 1622 e leva a assinatura do médico italiano Camilo Baldo. Através da observação de seus alunos em sala de aula, ele começou a fazer correlações entre suas letras, seu comportamento e seu desempenho na escola. Desde dessa análise preliminar, a teoria e a prática da grafologia evoluíram muito. No livro “A Grafologia e a Empresa – Como as empresas estão tirando proveito – aumentando seus resultados, Editora Qualitymark, a autora e fundadora da MLM Performance Empresarial, Maria Lucia Mandruzato explica que a análise grafológica permite identificar características de personalidade, inteligência e habilidades, levando ao autoconhecimento e à descoberta das pessoas com quem convivemos ou pretendemos conviver, seja na empresa ou em nosso meio social. A configuração da letra também permite caracterizar, segundo a autora, o tipo de inteligência – pode ser intuitiva, analítica, concreta, prática, abstrata e conceitual, os traços marcantes da personalidade – sociabilidade, perseverança, dinamismo, objetividade, iniciativa e liderança – e as habilidades específicas, como, por exemplo, capacidade de comunicação e de concentração, aptidão para a matemática ou literatura.
Os conceitos em que a grafologia se apóia resultam de muita pesquisa e experimentação, afirma a consultora da MLM e podem dar suporte à formação de equipes com alta performance.
Mandruzato afirma que a utilização da Grafologia nas empresas tem sido crescente, devido à sua eficácia e à exatidão dos resultados: “ Com a avaliação grafológica, as possibilidades de erro na gestão de pessoas diminuem sensivelmente, o que permite à empresa implementar suas estratégias e planos de ação de forma ininterrupta, obtendo assim os resultados esperados, pois seus funcionários estarão explorando plenamente as suas qualidades”, acredita.
Os astros e os seus potenciais
Quem nunca consultou o signo na coluna de horóscopo dos jornais? A astrologia é a mais popular das ciências ocultas, por isso mesmo, a que mais consolidou seus passos no universo corporativo. Já é uma ferramenta bastante usada nos EUA, França, Portugal e outros paises da Europa, onde as empresas já adotaram a prática da análise astrológica vocacional como método auxiliar capaz de detectar potenciais individuais que podem ser fortalecidos com treinamento.
No Brasil, já há muitos consultores vocacionais que instrumentalizam a astrologia, como a administradora de empresas Zaida Batista, que abandonou sua área de formação para se dedicar com exclusividade à astrologia empresarial. Batista explica que o laudo astrológico vocacional tem dupla utilidade: baliza o gestor de RH e também fornece informações que podem ser usadas na área pessoal. A astrologia aplicada pode ser usada na seleção de pessoal, integração do iniciante ao novo ambiente de trabalho, reorientação profissional e estudo de potencial gerencial, enfatiza a consultora. Batista não só faz uma avaliação de potenciais e personalidade, como também planeja o desenvolvimento do consulente, encaminhando-o para cursos e leituras, treinamento e até terapias de apoio. Ela tenta decifrar o mistério da astrologia para leigos: “A astrologia interpreta a configuração planetária da hora do nascimento, identificando potenciais e dinâmicas de personalidade”, explica a consultora.
Os números definem seu destino
O numerólogo Marcos Pucci explica que a análise dos números contribui como um todo na consciência que a pessoa tem da vida, de si mesma e da vida profissional. Levando em conta, segundo ele, que o ápice da realização, o caminho e o potencial natural que é a alma. Desta maneira, a consulta permite ao individuo ter referências de como aproveitar suas capacidades e como também e como também enfrentar seus desafios. De acordo com ele, o mais importante é entender que os indicativos verdadeiros que aparecem durante a consulta são sempre usados em direção a uma realização plena daquele ser humano. “A consulta consiste em informações pessoais e temporais, em que são interpretados, através de cálculos, as potencialidades, dificuldades, desafios, enfim, todo um quadro de atitudes que podem ser dominadas e colocadas em prática para que, de determinada maneira e no momento certo, sejam aplicadas para que a pessoa possa ter uma vida mais produtiva e feliz”, explica. A numerologia avalia a vida em termos de pináculos, que são períodos marcados pela predominância de um número. A pessoa deve conhecer qual o número da influência e trabalhar com as características do mesmo para atingir o máximo do seu potencial naquela fase.
Serviço: Maria Lucia Mandruzato, consultora grafológica e diretora – presidente da MLM – Performance Empresarial – tel. 11 3096-2434; Zaida Batista, consultora astrológica empresarial – tel. 11 9570-8579; Marco Pucci, numerólogo pessoal e empresarial –
tel. 11 4712-3554 – numerovivo@uol.com.br
Confira os seus potenciais
Para saber qual é o número que determina a sua personalidade, basta somar todos os números da sua data de nascimento até chegar a um número de um algarismo apenas. Exemplo: se você nasceu em 10/09/70 some 1 + 9 + 7 = 17 = 1 + 7 = 8
Significa liderança e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, muitas atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. O número 1 é visto como o número para os que gostam de se iniciar em novs conhecimentos.
Pessoas que têm esse número provavelmente preferem seguir outras pessoas do que liderar. É o número da sensibilidade, proporciona grande intuição e equilíbrio em situações difíceis. São ótimos parceiros no amor.
Na espiritualidade, o número três é visto como o poder da unidade entre a mente, corpo e espírito. O número três é adaptável, alegre, sociável, ótimo comunicador, gosta de manter a harmonia e o equilíbrio em suas vidas. É o número da terra e representa estabilidade e fidelidade. Simboliza as quatro estações do ano, os elementos e as pontas dos compassos. Representa pessoas honestas e capazes. É o número das sensações e dos sentidos. Representa a liberdade e o espírito de aventura. São animadores de festas, otimistas e adoram viagens. São pessoas intelectuais, imaginativas e perfeccionistas. São atenciosas com a família, nas relações amorosas e adoram ter responsabilidade.
O número sete é visto como um número de grande espiritualidade. Representa os sete dias da semana e as sete cores do arco-íris. São sábios, pensam profundamente na vida e se interessam muito por assuntos místicos. É um número prático e pertence às pessoas bem-sucedidas, que gostam de organização e se dão bem em negócios. São pessoas que trabalham duro em ambos os aspectos: material e espiritual. São pessoas que se preocupam com outras pessoas e seus direitos. Possuem muitos talentos, fazem de tudo para alcançar seus objetivos, mas nunca tiram vantagem de seu sucesso. É um número espiritual e de intuição, considerado mestre. São pessoas que trazem alegria para as pessoas e inspiração. Geralmente são pessoas que tem os pés no chão e algumas vezes podem ser inconvenientes.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.