Autor: Donald Asher
Editora: Gente
Páginas: 208
Preço: R$ 29,90
Por Renata Silva
Quem nunca quis ganhar uma promoção no trabalho, ter um aumento de salário e ganhar mais credibilidade dentro de uma empresa? Certamente, muitas pessoas almejam esses objetivos, porém, consegui-los depende de vários fatores, postura e, é claro, muito trabalho.
Para conhecer quais os motivos que levam ou não um profissional a conseguir a tão sonhada promoção, o norte-americano e consultor de carreiras Donald Asher apresenta a obra Quem é promovido, quem não é e por quê , apontando os fatores que possibilitam o funcionário crescer na carreira.
Por meio de conceitos práticos, ele vai desenvolvendo o tema de maneira a mostrar aos leitores algumas atitudes e comportamentos que devem fazer parte da rotina empresarial, e quais motivos levam um determinado funcionário a se afastar das boas oportunidades dentro de uma companhia. Além disso, o autor relata também alguns problemas do cotidiano empresarial e que, solucionados por um profissional competente, fazem a diferença na hora do seu empregador tomar a decisão de quem promover.
Pontos que auxiliam na promoção:
- Possuir ou ser capaz de adquirir qualificações e os recursos requeridos;
- Estar disponível;
- Sua colocação não comprometer sua atual área de trabalho;
- Ser notado por seus superiores;
- Mostrar serviço;
- Cuidar de suas qualificações;
- Ter atitude e idéias inovadoras;
- Ser persistente.
Dentre os temas que o autor aborda podemos citar:
- Timing é tão importante quanto desempenho ou talento
- Você tem de ser notado
- Para um sucesso vitalício é necessário um aprendizado vitalício
- Todo negócio é venda
- Você precisa de um plano de ascensão, mas…
- Sempre faça seu chefe parecer ótimo
- Sucção
- Encontre anjos da guarda e benfeitores
- Mude-se, droga. E entenda o porquê
- Encontre a mistura certa de preparo e sorte
Vale lembrar que trabalhar e assumir novos comportamentos dentro da empresa não é uma tarefa das mais fáceis, o profissional deve se reeducar para continuar crescendo no ambiente de trabalho, estar atualizado com as novas tendências do mercado e ser cordial. Evitar comentários desagradáveis, situações constrangedoras e fofocas são alguns dos fatores que o autor destaca nesse contexto.
Donald ainda aconselha seus leitores a analisar a promoção oferecida e como ele deve proceder, caso não queira aceitá-la. “Antes de pensar em recusar uma promoção, lembre-se da regra das recusas. Veja seu futuro com esse empregador, em uma perspectiva mais ampla, e não se decida com base no cargo atual. Pense no impacto para sua carreira nessa empresa”.
De leitura fácil, o livro está repleto de exemplos de entrevista, depoimentos de sucesso e tópicos que reforçam a gestão estratégica de carreira. Indicado a pessoas que querem crescer na profissão, a obra é uma ótima leitura para aumentar bons relacionamentos, posturas empresariais e, principalmente, seu poder aquisitivo.
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