por Edmundo Rodrigues
Pense rápido. Você é comunicativo, criativo, flexível, inovador, gosta de desafios, considera-se visionário e gosta de “surfar” pela Internet? Então tem todas as qualidades para ser um Web Surfer, uma das novas carreiras surgidas com o advento da web. Acompanhar tudo o que se passa na rede, antever novas ações para o mercado e monitorar sites de busca foram alguns dos motivos que as empresas “pontocom” e os grandes portais tiveram para fazer surgir esse novo profissional da Internet.
É cada vez maior a procura dentro das universidades por estas pessoas para trabalhar na rede. Para Neuza de Faria Arbocz , “surfista líder” do Yahoo Brasil, as empresas estão preocupadas com a organização do conteúdo que chega ao usuário. “As empresas de Internet precisam mais do que nunca de um profissional disposto a pesquisar a fundo o conteúdo que vai ser disponibilizado ao consumidor, além de possuir uma vasta gama de conhecimento e senso crítico.” explica.
Possuir inúmeros conhecimentos técnicos não é palavra de ordem para ser um surfista da rede. “É preciso estar pronto para enfrentar as constantes mudanças da Internet e ficar atento a todos os assuntos, ou seja, possuir conhecimentos gerais e gostar de navegar”, aconselha José Ibere Fernandes Junior, formado em ciências Sociais pela USP e surfista do Yahoo há 6 meses. “O mais importante para ser um Web Surfer é ter bom senso e critérios de avaliação” explica ele, que junto com uma grande equipe de surfistas, define o que será acrescentado ao site de busca da empresa.
“Nossa filosofia de trabalho é disponibilizar às pessoas um conteúdo coeso, de boa qualidade, suprindo da melhor forma possível as necessidades do usuário. Saber escrever, ler muito e estar sempre preparado para mudanças é fundamental para ter sucesso na profissão, além de estar em dia com o inglês,” diz Junior.
Fábio Amorin Araújo, 19 anos, estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade Cruzeiro do Sul e Web Surfer de uma grande empresa de Internet, explica que há pouco tempo, as pessoas pagavam para surfar. “Hoje em dia, além da Internet ser gratuita, são as empresas que pagam para os navegantes surfarem nas ondas do mundo digital. A Internet é sem dúvida um importante meio de divulgação, que dá às pessoas o poder de comunicar-se com o mundo através da rede. Com a Web, as pessoas são todas divulgadoras em potencial e por isso tornam-se importantes para os grandes portais e para as empresas de e-commerce.”
Segundo Araújo, as empresas precisam dos Web Surfers para divulgarem suas marcas e seus produto através do e-mail, além de realizar pesquisas e manter a empresa bem informada sobre as tendências e estratégias usadas em outro sites.
Que tal ser um Web Surfer?
Pense rápido. Você é comunicativo, criativo, flexível, inovador, gosta de desafios, considera-se visionário e gosta de "surfar" pela Internet?
Avalie:
Comentários 0 comentário