Carreiras | Empregos

Por Thiago Foresti
E então, de repente, você se depara com aquela vaga de trabalho que tem tudo a ver com você. Bom salário, todos os benefícios e suas habilidades estão de acordo. Parece que você foi feito para a vaga de emprego e ela foi anunciada só para você. Mas um detalhe: é para trabalhar em Manaus, ou Belo Horizonte. Ou no Canadá!
E agora? Você largaria sua zona de conforto para encarar uma oportunidade como essa? Largar casa, família, amigos e mudar completamente de vida? Não? Pois saiba que cada vez mais gente tem feito isso. Muitas oportunidades na área de administração, biologia e engenharia estão migrando para o interior do país. Isso é normal em nações em crescimento econômico.
Nos EUA é comum um estudante ir para outro estado após se formar. O próprio governo incentiva essa mudança através de bolsas e programas de transferência. Isso é bom para o país, pois gera um intercâmbio cultural que ajuda a desenvolver o país como um todo.
No Brasil é comum a transferência de recém admitidos em vagas de concursos federais. Geralmente passam por um ou dois estados antes de serem fixados num ponto. Isso também é tendência em grandes empresas, principalmente as multinacionais que operam no país. Incentivar a rotatividade nos estados brasileiros ajuda com que os executivos tenham uma visão mais integrada das operações da empresa.
Por isso, caso surja uma oportunidade como essa, não pense duas vezes em aceitar. Morar em outro estado, mesmo que temporariamente, representa um ganho enorme para o profissional. Além de conhecer outras culturas, ele terá oportunidade de aumentar sua rede de relacionamento e conhecer a realidade de outras dinâmicas sociais.
Claro que nem todo mundo lida bem com a questão. Muitos têm medo de sair da zona de conforto e encarar a vida em locais distantes. Mas a bem da verdade, quebrar esse paradigma já é um grande ganho para a carreira e a vida profissional.
Então que tal procurar vagas em outros estados?

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.