Carreiras | Empregos

Olá, em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la pelo conteúdo desta seção que é de um nível altíssimo. Minha dúvida é: Hoje o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, tanto no que se diz respeito a busca de uma oportunidade profissional, quanto a permanência em um emprego. Quanto a este último, como atuar dentro de um ambiente de empresa privada, sendo que para algumas empresas o mais importante é o relacionamento interpessoal do que a própria competência?
Atenciosamente,
Bruno Rocha
Maceió – AL
Resposta:
Caro Bruno, sua visão está correta: num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, buscar e encontrar novas oportunidades de trabalho equipara-se em desafio, sem dúvida, a manter-se firme, produtivo e feliz no posto de trabalho no qual o profissional se encontra. Em seu mais recente livro “Escolhendo Líderes”, Joseph McCool, especialista em carreiras e colunista da Business Week, alega que “lealdade é para quem merece” e que em algumas empresas o melhor a fazer é “entrar, aprender e sair”. Creio que devemos sim levar em consideração se a empresa onde trabalhamos tem um modelo de relações interpessoais difíceis e processos mal estruturados, pois neste caso é melhor procurarmos outro lugar para trabalhar.
No processo decisório por trocar de empresa ou manter uma determinada posição devemos sempre levar em consideração se os valores da companhia estão alinhados aos nossos próprios valores. Eu sugiro que você se mantenha em permanente estado de aprendizado, seja humilde no processo de aculturação e respeite os demais membros do time.
Procure demonstrar com atitudes que você se enquadra nas relações pessoais que marcam o modelo de gestão da empresa e, por último, mas não menos importante, mantenha ativas e disponíveis as competências espelhadas no seu currículo. É do conjunto destes fatores que você construirá seu sucesso.
Boa sorte,
Adriana Fellipelli

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.