Leonardo Trindade
Resposta
Leonardo,
Você parece preocupado com “o que vestir”, não é? Se servir de consolo, muitos candidatos têm a mesma preocupação, e são capazes de ficar “um tempão” experimentando roupas para ver qual é a melhor.
Sempre oriento os candidatos a usarem traje social. O que quer dizer isso? Para os homens pode ser terno e gravata; calça social, camisa de manga longa e um blazer por cima (sem gravata). Para as mulheres, preferencialmente blusa ou camisa e saia (na altura dos joelhos ou ligeiramente abaixo), ou um “terninho”.
Como saber o que é melhor? É preciso verificar o negócio da empresa e até a origem do capital. Sabemos, por exemplo, que os ingleses, alemães e americanos, geralmente, usam trajes sociais até em casa.
Considerando a atividade da empresa, veja as agências de publicidade, por exemplo. Muito do dia-a-dia requer grande dose de despreendimento, criatividade, inovação e, até, irreverência. Assim, é comum os selecionadores receberem candidatos vestidos mais esportivamente, e isso não é demérito nenhum… estão acostumados com isso.
Não podemos dizer o mesmo de instituições financeiras. Independente da organização, a “imagem” transmitida é mais austera, clássica, “certinha”, não é? Pois bem, vá vestido de acordo com isso, ou seja, um terno é o ideal.
Quanto a “parecer importante e acabar dando um efeito contrário” – que também é sua dúvida – não acredito. Creio que você transmitiu que está preparado para enfrentar o “calor dos trópicos” usando terno e gravata, se necessário.
Não se preocupe se você vai aparecer mais do que deve. Vestido socialmente, sem exageros, dificilmente você transmitirá uma imagem indevida.
Quer ver algo que poucas pessoas consideram? O uso do perfume. Pois é, como selecionadora muitas e muitas vezes fiquei espirrando sem parar devido aos excessos cometidos. Claro, também passei mal outras vezes devido ao cheiro exalado pelo forte suor dos candidatos.
Então, mantenha a “classe” e seja “clássico”, ok?
Quanto às dinâmicas mais utilizadas pelos bancos, posso orientá-lo sobre o que, geralmente, os bancos querem de seus candidatos. O perfil desejável engloba:
-
bons níveis de comunicação (considerando dicção, vocabulário, fluência verbal);
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capacidade de empatia, simpatia e bom humor (colocar-se no lugar do outro, manter o “ar agradável” e estar preparado para as tempestividades do dia a dia);
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saber ouvir (porque é necessário ouvir tanto os clientes internos quanto os externos);
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respeito a regras e normas (considerando horários, prazos a cumprir, etc.);
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boa aparência (higiene pessoal, aspecto dos trajes, cuidado com os cabelos, unhas, etc.);
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iniciativa (ser pró-ativo e não reativo);
-
motivação, dinamismo, interesse (gostar do que faz, demonstrá-lo e dar o máximo de si por isso);
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conhecimentos técnicos variados (dependendo do cargo).
Ao final, Leonardo, posso lhe dizer apenas: seja você mesmo e esqueça os personagens e as caricaturas que existem por aí.
Sucesso e paz profunda a você.
Dra. Izabel Failde
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