Carreiras | Empregos

É normal às vezes sair para ir trabalhar já pensando na hora de voltar para casa. E quando isso se torna recorrente e só a ideia de chegar ao trabalho te desmotiva profundamente? Esse é um bom momento para pensar se é bom ou não mudar de emprego.

Mudar de emprego não é uma decisão simples e deve ser tomada com muito cuidado. Deve- se analisar todos os prós e contras dessa decisão e qual será o impacto disso na sua vida.

É preciso lembrar que emprego é a empresa que te dá e que a carreira é você quem faz. Estar a anos em uma empresa não significa que você está estagnado, assim como mudar de emprego com frequência não quer dizer que você tem experiência de sobra.

 

Mudar de emprego

Quando é o momento certo para mudar de emprego?


 

Sinais que indicam que é hora de pensar em mudar de emprego.

 

Problemas com o chefe ou com os colegas de trabalho.
Quando fica insuportável o convívio, o clima fica tenso, acontecem discussões com frequência. E o RH já informou que não é possível um remanejamento de setor.

 

Falta de reconhecimento.
Você fez uma graduação, diversos cursos, e a empresa não valoriza isso. Muitas vezes promove alguém que não tem metade da sua bagagem. Você já não recebe um aumento, além do dissidio, a um bom tempo.

 

Não receber mais desafios.
Você até busca isso, não é acomodação da sua parte, mas a empresa não te dá um retorno, não estimula sua criatividade. Isso te desmotiva e faz você perder o prazer em ir trabalhar.

 

Os valores da empresa entram em conflito com os seus.
Quando a empresa pede algo, ou faz algo que para você é antiético.

 

O estresse no trabalho está atrapalhando sua vida pessoal.
Você passa por diversos problemas no trabalho e não consegue relaxar quando chega em casa, as vezes desconta esse estresse na sua família.

 
Mudar de emprego 2
 

Quando você analisa e vê que é necessário mudar de emprego.

 

Liste os motivos da sua insatisfação.
Faça uma lista com tudo o que te incomodava e que levou você a tomar essa decisão: salários, problemas com o chefe, distância entre sua casa e a empresa, estresse. Identifique tudo, para que você possa analisar as propostas e ver se vale a pena ou não.

 

Conheça seus objetivos.
Saiba quais são seus objetivos profissionais e veja se a nova empresa vai conseguir proporcionar um emprego que faça você atingi-los. Não corra o risco de se frustrar futuramente.

 

Liste empresas.
Pesquise sobre as empresas que você tem interesse em trabalhar, qual cargo ocupar. Veja também se não há um histórico ruim entre sua empresa e a nova. Em muitos casos de concorrência, quando um funcionário migra de uma empresa para outra, muitas vezes pode prejudicar a imagem do funcionário, que é visto como um “traidor”.

 

Desconfie de propostas muito boas.
Isso acontece muitas vezes em caso de proposta vinda de uma empresa concorrente. Salários, benefícios, escala muito melhores, e bem acima da média. Use sempre o “desconfiômetro” e o bom senso.

 

Avise a empresa.
Seja responsável e comunique sobre sua decisão. Assim dará tempo da empresa contratar alguém para ficar no seu lugar, sem prejudicar nenhum lado.

 

Pense sempre com calma.
Analise todas as propostas e contrapropostas que podem aparecer. Pense sempre no seu futuro e na sua carreira. Lembre-se que não existe o emprego perfeito, e que você é responsável pela sua felicidade e sucesso.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.