Os puxa-sacos são figuras caricatas e cômicas no cinema, e também marcam presença em séries sobre o ambiente profissional, como a The Office. Mas é aí que a fama desses profissionais acaba.
No mundo real, inadequação é a palavra-chave para definir o seu comportamento. São considerados chatos e não confiáveis pelos demais.
Você trabalha com alguém assim no seu emprego? Talvez você reconheça a personalidade desse profissional em algum desses tipos mais comuns de puxa-sacos. Confira:
O queridinho
Seu lema é agradar e chamar a atenção por isso. É o tipo mais perigoso e nocivo de puxa-saco. Apontar o dedo para a falha dos outros é sua marca e costuma fazer isso na frente do chefe.
No fundo, seu objetivo é provar que tem senso de dono do negócio, que é responsável e que tem habilidade de liderança. Quando ardiloso e bem articulado, não é pego, e pode até alavancar a carreira, ainda que de forma irregular.
O papagaio
Já se pegou repetindo as mesmas frases do chefe? O puxa saco papagaio faz isso. De chavões a comentários genéricos, propaga tudo que o gestor diz.
É um imitador por excelência, emula comportamentos e frequenta os mesmos lugares. Também adora compartilhar as citações de palestrantes famosos.
O sabe-tudo
De assuntos menores à tomada de decisão, eles sempre têm a verdade em sua boca. No entanto, seu conhecimento não é profundo e sua atitude é arrogante. São comuns entre profissionais da geração Y.
O cérebro blindado
Esse sim é um expert. O problema é que não compartilha conhecimento com a equipe com medo de que outros tenham mais oportunidades do que ele. Por isso reserva sua sabedoria e experiência para impressionar os chefes.
O hiperatarefado
À primeira vista, é o que mais trabalha da equipe. Está sempre falando sobre seus mil projetos, relatórios e apresentações. Em resumo: hipervaloriza seu expediente.
Olhando de perto, está ocupado só na hora de ajudar os outros. Para o chefe se mostra disposto e motivado para começar novos trabalhos.
O Papai Noel
Dá as caras no fim do ano. Travestido de generoso e preocupado, compra lembrancinhas e lanchinhos para ganhar o coração do seu gestor.
Quais destes 6 tipos de puxa-sacos habitam o seu trabalho?
De queridinho a Papai Noel, confira quais são os comportamentos bajuladores mais frequentes nas empresas
Avalie:
Comentários 0 comentário