Carreiras | Empregos

Atualmente, o patrimônio mais valioso de uma empresa é o seu capital intelectual. Isso porque são as pessoas que impulsionam os processos produtivos e garantem a lucratividade e a sobrevivência do empreendimento.
três perfis principais dentro de uma organização: os bons, os ruins e os neutros. Cada um deles apresenta características próprias, que podem contribuir de modo positivo ou negativo para a empresa e para a própria trajetória profissional.
Alguns trabalhadores acreditam que ficar na média e ser um profissional neutro basta para alcançar o sucesso profissional. Acontece que o perfil neutro é aquele que permanece omisso no ambiente de trabalho, e perde muitas oportunidades.
Profissionais neutros são um problema, não uma solução
É raro um funcionário neutro conquistar uma posição de destaque dentro da empresa. Afinal, ele não consegue impor-se ambiente de trabalho e aceita qualquer coisa como recompensa pelo serviço prestado.
Conheça as qualidades desses segmentos e saiba o que é preciso fazer para ser um bom profissional e avançar na carreira:
O profissional ruim:
São aqueles que se preocupam mais em criticar do que em contribuir para o crescimento da empresa. Estão sempre falando mal dos colegas, do chefe e das tarefas que precisam executar. São indivíduos que não têm disposição para ensinar os companheiros de equipe e que dificilmente executam as atividades com a qualidade necessária.
O profissional neutro:
Esse grupo é formado pelos profissionais bonzinhos, aqueles que ouvem e não opinam, que sempre concordam com o que as outras pessoas dizem ou fazem; que não gostam de aparecer, que evitam mostrar quando fazem algo de bom pela empresa e que não entram em discussões por medo de criar discórdias.
O bom profissional:
Os funcionários bons são capazes de desenvolver suas habilidades, sem passar por cima das outras pessoas. Eles são comunicativos, simpáticos e conseguem assumir uma posição e demonstrar sua opinião em relação a determinados assuntos sem agressividade. Esse tipo de colaborador está sempre inovando e aprendendo sobre a área em que trabalha, ajuda e ensina os colegas e é exemplo de eficiência no emprego.
Como deixar de ser o profissional neutro?
Para sair do estado de bondade máxima e obter sucesso profissional, é preciso desenvolver, acima de tudo, a autoestima. Procure descobrir as suas melhores características e habilidades e empenhe-se em aprimorá-las dia após dia.
Mostre sua opinião sobre determinados assuntos e exponha o seu ponto de vista, com educação, mas, sem medo do julgamento das outras pessoas. Seja respeitoso e firme quando for necessário e diga não quando algo for desagradável.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.