Carreiras | Empregos

Na corrida da busca por um emprego, qualquer detalhe pode ser decisivo. Saber explorar todos os recursos disponíveis para ter destaque entre tantos outros concorrentes é a chave do sucesso. No cadastro doEmpregos.com.br há várias ferramentas que ajudam o candidato a divulgar todas as suas competências e estar mais próximo do perfil requerido pelas empresas. Para maximizar sua visibilidade entre os contratantes, procure atualizar e aprimorar seus dados com a maior freqüência possível. Clarissa Simara Sormani , gerente de atendimento do Empregos.com.br , está em contato direto com candidatos e empresas e aponta dicas valiosas para que seu currículo seja notado em meio a tantos outros.
Não deixe de atualizar nunca:
Faixa salarial: Um serviço exclusivo do Empregos.com.br é a busca de currículos por faixa salarial, muito utilizada pelas empresas atualmente. Por isso, não deixe de completar esse dado no seu cadastro. “As pessoas às vezes têm receio em dar essa informação, mas ela é muito valiosa tanto para a empresa quanto para o candidato”. Clarissa afirma que ela própria costuma recrutar profissionais com esse método. “Aqui no site, a toda hora temos novas vagas de callcenter. Para não perder tempo na seleção, checo primeiramente a faixa salarial do candidato”.
Cargos diversificados: Também no Empregos.com.br é possível disponibilizar seu currículo com até três tipos de cargos diferentes. “Essa ferramenta é muito útil para cargos técnicos e gerenciais, pois eles costumam variar de uma empresa para a outra”.
Dados pessoais: Informações básicas como telefone, e-mail e endereço muitas vezes estão desatualizadas por mera distração do candidato. “É incrível a quantidade de e-mails e telefones que não conferem com o que está indicado no currículo”, afirma a gerente. Portanto, não descuide desse detalhe que pode ser a ponte entre você e o recrutador.
Experiência profissional: “Sempre ordene sua experiência profissional da mais recente para as anteriores. E não se esqueça de detalhar muito bem o nome da empresa, o cargo e o período de trabalho”. Se você está empregado e foi promovido, não deixe de incluir esse fato em seu cadastro. Por outro lado, se estiver em busca do primeiro emprego, Clarissa recomenda deixar isso bastante claro no currículo. Procure também focar em suas habilidades e expectativas de carreira.
Cursos: Bastante visados pelos selecionadores, os cursos são mais um diferencial que deve ser explorado. “Mas o candidato deve mencionar apenas cursos que tenham a ver com a vaga, claro”. A gerente sugere também palestras que fornecem certificados e cursos online, que estão em alta na atualidade. Não se esqueça de fornecer as informações necessárias sobre o período, o tipo de curso e o local onde foi realizado.
Carteira de habilitação e condução própria: Possuir veículo próprio é pré-requisito em algumas vagas, mas, mesmo que você tenha apenas a carteira de motorista, não deixe de informar esse dado. “Há cargos em que o profissional pode usar o carro da empresa”.
Perfil e área de atuação: Caso você atue em duas áreas diferentes, saiba separar os dois perfis para evitar confusão entre os selecionadores. “A área de atuação é um ponto que as pessoas costumam se confundir. Coloque sempre aquilo que faz realmente parte do seu campo profissional”.
Objetividade e clareza: Não há problema algum em rechear seu cadastro de novos dados, desde que eles sejam relevantes para o selecionador. “Quanto mais informações objetivas, melhor. As empresas querem praticidade na hora de escolher o candidato, por isso, coloque apenas informações importantes”, alerta Clarissa.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.