Carreiras | Empregos

Meu Diretor pediu-me para eu fazer meu próprio plano de carreira. E agora por onde começar? Como iniciar, quais os tópicos da formatação? Por favor me dê uma dica.
Martinho Fernandes de Freitas Junior
 
Resposta:

Martinho,
Pelo que percebo seu chefe é bem atento ao crescimento profissional de seus funcionários e isso é um ponto muito positivo e importante para sua carreira. Empresas de sucesso agem assim.
Toda carreira precisa de objetivos bem definidos, de um foco, claro que com alguma maleabilidade, mas o profissional precisar esmiuçar tudo o que pretende em cada empresa em que trabalha. Assim, fica mais fácil alcançar as propostas. Essa “organização de objetivos” pode ser feita por meio de um plano de carreira. Esse é um trabalho que exige muito planejamento e, da parte do seu orientador, muito conhecimento a respeito do histórico profissional. No seu plano deve estar o seu projeto de vida, o de carreira, o que deseja realizar na empresa, suas experiências anteriores e suas correções futuras.
Inicialmente, você deve fazer anotações de tudo o que lembra e seguir alguns tópicos para organizar os dados, sempre fazendo anotações. Só depois de rascunhar tudo é que você deve avaliar as informações. É uma grande pesquisa sobre sua vida, carreira, e da empresa em que está inserido. Veja algumas dicas:
1. Primeiro verifique seus objetivos de carreira, veja quais são seus pontos fortes
para atingir este objetivo e quais seus pontos a desenvolver. É preciso definir quais destes são fatores críticos de sucesso e começar por eles.
2. Lembre de suas experiências anteriores e veja o que pode aproveitar ou
mesmo implantar na empresa em que trabalha. Relembre também motivos de
desligamento, o que poderia ter feito e tente colocar no seu plano de carreira atual.
3. Faça um plano de ação envolvendo datas, ações, pessoas com quem gostaria de compartilhar seu plano, etc.
4. Converse com seu chefe para confirmar se suas sugestões de desenvolvimento estão alinhadas com as dele. Tente buscar o máximo possível de informações com seus pares, chefe e subordinados, pois através das expectativas deles, conseguirá definir focos. Mas lembre-se: só é útil aquilo que é pertinente ao seu projeto de carreira e de vida.
5. Existem vários instrumentos que auxiliam nesse processo, como a avaliação 360º. Essa ferramenta verifica se os profissionais possuem ou não competências consideradas importantes para o cargo que ocupam (ou para a empresa), em que grau eles as possuem e quais as ações necessárias para seu desenvolvimento. A partir desta identificação será possível estabelecer planos específicos de treinamento, desenvolvimento e/ou remanejamento.
Para atingir este objetivo, o processo prevê cinco etapas:
  • Priorização de competências
  • Aplicação de Técnicas de Identificação de Perfil ou 360º
  • Análise de Resultados e Preparação de Relatórios
  • Devolutiva
  • Acompanhamento Coaching)

A premissa que sustenta o processo é simples. O superior (‘chefe’) vê apenas uma parte dos comportamentos do funcionário e outras pessoas podem perceber aspectos diferentes. O 360° possibilita, portanto, uma avaliação e um feedback bastante fidedigno e próximo da realidade. Por exemplo, um gerente que consegue resultados através de pressão excessiva do seu pessoal, na visão do seu chefe, pode estar com bom desempenho, porém na verdade tem causado danos às vezes irreversíveis em sua equipe,
com sérias conseqüências a médio prazo. O 360º detecta esses fatores, e faz o profissional avaliar seu comportamento e muitas vezes mudá-los ou atenuá-los.
6. Preocupe-se com os comportamentos que mais impactam no seu desenvolvimento e que podem comprometer seu relacionamento com as pessoas. Uma ferramenta muito eficiente para descobrir seu “modus operandi” é o MBTI. Myers Briggs Type Indicator é um instrumento psicológico que mostra seu estilo de comunicação, liderança, processo de decisão, administração de tempo, sua forma de solução de problemas, como você busca as informações e como as prioriza, entre outros itens.

O MBTI é um instrumento de identificação de características pessoais desenvolvido por Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers com base nos trabalhos de Carl G. Jung sobre Tipos Psicológicos. Com o MBTI as pessoas aprendem a identificar suas características, seus pontos fortes e de desenvolvimento e os tipos de trabalho mais adequados ao seu perfil e às próprias habilidades e expectativas. O MBTI indica também como podemos desenvolver melhor nossos relacionamentos e aptidões, tanto para o sucesso pessoal quanto organizacional.
O MBTI indica também como:
  • Melhorar relacionamentos interpessoais
  • Ampliar a capacidade de liderar eficazmente
  • Aprofundar o conhecimento de si mesmo
  • Criar equipes de trabalho mais produtivas e participativas
  • Dotar suas organizações de padrões mais elevados de eficiência e produtividade

Terminando toda a análise de projeto de vida, carreira e objetivos na empresa, você deve montar um Plano de Carreira por escrito, para apresentar sua proposta para a empresa. Pode ser por meio de tópicos, que ajudam na visualização, como um relatório. O formato, você escolhe. O essencial é ter clareza e objetividade.

Leia e releia o seu Plano de Carreira, acertando pontos, fazendo correções, inclusive gramaticais. Agende uma reunião com seu chefe, apresente seu Plano, ouça as sugestões e colocações. Faça as correções que achar pertinentes, reapresente o Plano de Carreira e, principalmente, comece a pô-lo em prática.
Boa sorte!
Adriana Fellipelli
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