por Yasushi Arita
O profissional do novo milênio deve desenvolver sua capacidade de convicção e persistência, pois o sucesso está mais no campo da emoção do que da razão.
A história da humanidade está repleta de grandes homens, que proporcionaram fabulosas contribuições através da cultura, das descobertas científicas ou das obras literárias. Thomas Edison, por exemplo, conseguiu deixar seus feitos na história porque rompeu as barreiras consideradas intransponíveis à primeira vista. Por sua capacidade de persistência e convicção de concluir aquilo no que acreditava, mesmo tendo que fazer mais de 10 mil experiências ele criou, por exemplo, a lâmpada incandescente e centenas de outras coisas.
Thomas Edison era o caçula da família e considerado uma criança problema. Seu pai sempre dizia que ele nunca seria nada na vida. Hoje, ele tem 1.093 invenções patenteadas, entre elas, o microfone, a máquina de escrever, a ferrovia elétrica, a lâmpada elétrica e a câmara de cinema. No final de sua vida, numa reportagem a um grande jornal internacional, ele comentou que foi a sua convicção de criar o que sua mente idealizou e a persistência em ver seu projeto concluído que o fez ser um homem reconhecido mundialmente por seus trabalhos. Segundo ele, seu próprio pai não acreditava no seu potencial e revelou: “Meu pai achava que eu era burro e eu quase acreditei que era mesmo”.
Quantos Thomas Edison existem em nossos dias? Ele confiou no seu talento, teve convicção de seu propósito e persistência para concluir um projeto no qual acreditava muito. Trazendo esse exemplo aos nossos dias, o conceito é o mesmo. A causa do fracasso no alcance de objetivos é decorrente da falta de persistência de qualquer ser humano. O fato de uma pessoa ter uma boa idéia não confere à ela o título de primeiro lugar. A humanidade nunca levantou uma estátua de bronze para alguém pela simples razão dela ter tido uma boa idéia. E tem toda a razão! O mundo se interessa apenas pelos casos de sucesso.
Então, muitos poderão perguntar: O que devemos fazer para alcançar o sucesso? A resposta é treinar a sua capacidade de manter a convicção de alcançar o seu desejo e persistência para superar os obstáculos. Tudo nesta vida é questão de treinamento. Todos almejam o sucesso, porém a maioria das pessoas se limita à contemplação do desejo e deixam de agir em busca de seus objetivos.
O sucesso, tanto profissional quanto pessoal, nada mais é que vencer um ou alguns problemas com perseverança. Neste novo milênio, mais do que nunca, a energia do sucesso está mais voltada para o campo da emoção do que da razão. Muitas pessoas passam anos buscando alcançar o seu lugar ao sol através da capacitação profissional e o autodesenvolvimento com cursos técnicos e segmentados, porém, esqueçem-se que o mais importante e eficaz é a descoberta e a crença no seu próprio potencial.
Persistência e Convicção: competências pouco exploradas pelos profissionais
por Yasushi Arita O profissional do novo milênio deve desenvolver sua capacidade de convicção e persistência, pois o sucesso está mais no campo da emoção do que da razão. A história da humanidade está repleta de grandes homens, que proporcionaram fabulosas contribuições através da cultura, das descobertas científicas ou das obras literárias. Thomas Edison, por […]
Avalie:
Comentários 0 comentário