Currículo ou dossiê profissional?
Sou professor e gostaria de elaborar um currículo, mas de forma diferente, pois gostaria de colocar nele todas as informações sobre minha vida profissional, como se fosse um dossiê de minha carreira. Até rascunhei algumas coisas, como tendências pedagógicas, avaliação, informações referentes à minha linhagem profissional. Gostaria, se possível, que me desse umas dicas e exemplos de como fazê-lo e se em algum lugar isso é feito. Estou bem empregado aqui, quero dizer efetivo, porém gostaria que esse dossiê circulasse em grandes centros, na esperança de conseguir um emprego de maior visibilidade.
Fico grato pela sua atenção,
Obrigado,
Douglas Gonçalves da Silva
Paranaíba/MS
Resposta
Douglas,
Em primeiro lugar, quando um profissional busca uma vaga precisa ter em mente qual o objetivo a ser alcançado. Um currículo é a peça fundamental para que se consiga esse objetivo e, pela sua pergunta, imagino que você queira continuar a carreira acadêmica, ou seja, ministrando aulas. Para isso, a melhor forma de ser visto pelo seu mercado é elaborar um currículo acadêmico que é bem distinto do que eu chamo de currículo profissional, que é este que conhecemos limitado a duas ou três páginas com um sumário dos principais feitos e conquistas da carreira.
Digo isso porque, se você quer chamar a atenção para as escolas da região, é importantíssimo você cultivar este currículo, que exige um detalhamento de toda a sua formação, dos trabalhos elaborados e divulgados e das atividades docentes, que de antemão recomendo que se inicie a descrição pelo período atual para o anterior. Não há limite de páginas para essa descrição e as escolas geralmente exigem a especificação de todos os cursos e títulos que o candidato possua.
Para estruturar esse documento, sugiro uma estrutura inicial:
Dados pessoais e de contato;
Objetivo;
Formação, considerando tempo inicial e final, local e titulação – no caso de mestrado e doutourado, especificar seu tema de pesquisa/dissertação;
Trabalhos/artigos e livros publicados ou a participação;
Cursos, eventos e congressos, especificando cada um deles, local, entidade, data e quando for possível, no caso dos cursos, número de horas.
Atividades docentes: local, disciplina, curso e período.
Se houver, experiência profissional, destacando empresa, período, cargo e descrição das principais realizações e resultados, sejam quantitativos ou qualitativos.
A princípio este é o formato que as escolas/universidades exigem e eu desconheço um local onde elaborem este currículo, para poder lhe informar.
Espero que as sugestões venham ao encontro das suas expectativas.
Boa Sorte!
Helena Coelho
Pergunte ao especialista: Currículo ou dossiê profissional?
Acompanhe a resposta de um dos nossos especialistas
Avalie:
Comentários 0 comentário