A entrevista de emprego está cheia de pegadinhas. As respostas mais profissionais e criativas revelam os candidatos que se destacam e são chamados para as próximas etapas do processo seletivo, e, portanto, tem mais chances de conquistar a vaga de emprego.
“Por que devemos contratar você” é uma dessas pegadinhas mais utilizadas atualmente pelos recrutadores, e uma das mais difíceis, porque a resposta que eles esperam está longe de ser a coisa que os candidatos geralmente pensam logo de primeira.
Se você pensou: “porque eu preciso do emprego”, “porque eu quero um emprego”, “porque eu sou bom no que eu faço” ou “porque eu gostei da empresa e quero trabalhar nela”, está no caminho errado.
Essas respostas mostram apenas o ponto de vista do profissional e deixam de lado o verdadeiro foco da pergunta: a empresa. Os recrutadores querem saber como você vai contribuir para ela.
NA PONTA DA LÍNGUA
A pergunta que você deve responder é a seguinte: você tem o que é preciso para realizar bem aquele trabalho? Você deve justificar por que está apto para a contratação.
No anúncio da vaga, anote todos os requisitos importantes. Se eles buscam profissionais proativos, que trabalham bem em equipe, que tenha qualquer especialização que seja considerada um diferencial – como domínio no pacote Office, por exemplo.
Atente-se a esses requisitos e alinhe-os com tudo o que você pode oferecer. Se a descrição da vaga não diz muita coisa, busque a missão e os valores no site da empresa. Lá, você terá uma boa visão sobre como funcionam as coisas nela, e como você pode se encaixar nesse quadro.
Quanto mais pontos em comum você encontrar, melhor. Você deve dizer que preenche as necessidades da empresa segundo as suas habilidades – pró-atividade, bom relacionamento interpessoal e conhecimentos diversos em informática (como foi citado no exemplo acima).
O QUE O TORNA ÚNICO?
Não deixe de lado nenhum traço da sua personalidade que pode contribuir com o clima organizacional e o bom desempenho de suas tarefas. Antes da entrevista, encontre algo em você que te destaque dos concorrentes.
Você aprende rápido? Tem facilidade para lidar com o público? Por mais que essas informações não estejam descritas como requisitos na vaga de emprego, devem ser mencionados em sua resposta – desde que sejam traços positivos.
O seu discurso não deve ter mais do que 2 minutos. Ensaie antes da entrevista e mostre para o recrutador que você é tudo aquilo pelo qual a empresa estava procurando.
Tem outras dúvidas sobre perguntas na entrevista de emprego? Escreva nos comentários!
“Perguntas na entrevista de emprego” – Por que devemos contratar você?
Mesmo após uma entrevista promissora, não dar um bom motivo para a sua contratação pode acabar com as suas chances de conseguir o emprego
Avalie:
Comentários 0 comentário