Carreiras | Empregos

Toda entrevista de emprego irá contar com essa pergunta: “Quais são as suas experiências anteriores?
O que muitos profissionais não sabem, é que se estender na resposta nem sempre é a melhor saída. Focar nas atribuições que contribuem para a vaga pretendida aumenta a suas chances de contratação. Segundo especialistas, o tempo aproximado que a sua resposta deve ter é de 5 minutos.
O QUE DIZER?
Primeiro, você deve pensar quais são as atribuições que o destacam para conseguir a vaga. Para isso, pesquise sobre a empresa e quais são as necessidades do cargo que você está concorrendo.
Mostre ao recrutador como as suas funções anteriores te tornam capaz de desempenhar o novo papel. Por exemplo, dizer que lidava bem com o público não faz sentido se a vaga que você concorre é para atuar em escritório, que sequer exige falar ao telefone.
A resposta também não pode ser subjetiva. Dizer o que gostava ou não gostava nas organizações em que já trabalhou pode te comprometer de alguma forma. Deixe para falar disso somente se o recrutador questionar em outro momento.
Dê enfoque aos fatos. Se, por exemplo, você achava chato cuidar da organização de documentos, por exemplo, não deve ser falado. O que importa é dizer que você cuidava da organização de documentos.
Se quiser acrescentar alguma informação positiva sobre as tarefas que executava, se atenha aos resultados concretos – projetos que você implementou que deram certo, premiações que recebeu por desempenho, dentre outros. Características pessoais também não devem ser mencionadas.
COMO ELABORAR?
Antes da entrevista, treine o seu discurso em casa e corte as informações mais superficiais se o seu discurso ultrapassa o tempo máximo. Tenha cuidado, entretanto, para não pecar pela falta de informação, tentando ser o mais breve possível.
Dizer que cuidava dos assuntos financeiros do departamento financeiro é redundante. Não tenha tanta pressa – busque preencher seu tempo com explicações importantes sobre as experiências mencionadas no currículo.
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.