Carreiras | Empregos

Embora sejam questões pessoais, o recrutador pode pedir os valores dos últimos salários que já recebeu, como também perguntar qual é a sua pretensão salarial.
A prática não é considerada antiética, uma vez que será necessária para negociar o pagamento, caso você seja contratado para a vaga que está concorrendo.
No entanto, existem alguns cuidados que você deve tomar antes de responder, ou pode acabar se desqualificando justamente nesta etapa. A remuneração salarial não é um assunto para ser discutido tão cedo.
Tome, como exemplos, dois candidatos a uma mesma vaga. O recrutador pede que, junto ao currículo, sejam enviados o histórico salarial e a pretensão.
O primeiro candidato obedece aos requisitos, mas, durante a seleção, o recrutador percebe que seu histórico e a pretensão salarial são diferentes do que estão dispostos a pagar.
O segundo candidato envia apenas o currículo, e escreve no e-mail que prefere discutir questões salariais presencialmente.
O que acontece na maioria das vezes, é que o primeiro candidato é eliminado antes mesmo na entrevista, e o segundo consegue avançar para a segunda etapa do processo seletivo, onde tem a chance de negociar um valor que beneficie a todos.
Essa negociação deve ser feita no final da entrevista, pois assim você mostra quais são as competências, para depois apresentar o preço delas, conquistando um salário compatível com as suas qualidades – e acima do anterior.
PRETENSÃO SALARIAL
A sua pretensão deve ser compatível com a sua área, as suas qualificações e o seu nível de responsabilidade – na regra de que, quanto maiores, mais dinheiro você deve ganhar.
Para saber se a sua pretensão está alinhada com o que o mercado está oferecendo, pesquise a média salarial da sua profissão na posição em que está.
Também faça uma pesquisa sobre as vagas de emprego anunciadas por outras empresas, e compare os requisitos com o que estão oferecendo.  Vagas que pedem inglês fluente, por exemplo, devem pagar mais do que as que não oferecem.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.