Carreiras | Empregos

Na última entrevista da qual participei, a entrevistadora perguntou por que eu achava que a vaga deveria que ser minha. Respondi que eu tenho potencial, sou capaz e acredito em mim! Você acha que demonstrei excesso de confiança? Até que ponto isso pode ser prejudicial? Acho que choquei a entrevistadora…
Marcelo Miquelácio
:: RESPOSTA
Marcelo,
Dizer que você é merecedor da vaga simplesmente porque tem
potencial, capacidade para a função e acredita em si é muito vago e, como
diria o ator Luiz Fernando Guimarães, “parecem frases compradas em
supermercados” – jargão utilizado pelo ator para definir frases populares
já desgastadas e que cabem em qualquer situação.
Esse comentário pode também parecer que “não importa qual seja o desafio, você enfrenta qualquer problema”, e se esta idéia não estiver relacionada com a percepção você teve sobre o perfil da vaga e sobre o negócio da empresa (imagina-se que ele tenha realizado uma pesquisa sobre a empresa antes de ir à entrevista), poderá indicar que você só está pensando na recolocação
em si.
Por este motivo, sempre que possível, é recomendável que você se informe quanto ao perfil pessoal para a colocação, objetivos profissionais esperados a curto, médio e longo prazo e ainda como esta vaga poderá se alinhar aos seus objetivos. Normalmente, numa entrevista, estas questões são feitas no final da conversa. Por isso, é importante que você defina, antecipadamente, quais serão as possíveis respostas às questões anteriores, para não demonstrar insegurança ou dúvida. Lembre-se que o intuito do entrevistador com estes questionamentos é justamente saber se, depois de tudo que você ouviu durante a entrevista, ainda consegue fazer uma auto-avaliação de seu desempenho para continuidade no processo seletivo.
É importante salientar que a contratação deve conciliar tanto interesses do entrevistador (e conseqüentemente, a empresa para o qual ele trabalha), quanto do entrevistado, fazendo com que ambos sintam-se completamente seguros sobre sua decisão ao preencher a vaga. Vale ressaltar que, numa entrevista para obtenção de emprego, você deve demonstrar o seu real valor para a empresa, ou seja, é necessário relacionar os resultados obtidos em empregos anteriores e metas para serem desenvolvidas na atual companhia (até levando-se em consideração a análise prévia que você realizou a respeito da empresa contratante).
Lembre-se: você terá que despertar o interesse do entrevistador pelo seu
trabalho e deixar claro, principalmente com exemplos, o seu valor
profissional, pois só assim haverá chances efetivas de se sobressair diante
dos demais candidatos à vaga.
Tome cuidado também para não se precipitar. Analise se a vaga realmente corresponde às suas expectativas e capacitações profissionais, pois desta forma ficará muito mais fácil mostrar ao selecionador o seu entusiasmo com relação à possibilidade de trabalhar na empresa e isto, sem dúvida, faz toda a diferença.
Até mais,
Adilson Araujo Santos
:: QUEM É ADILSON ARAUJO DOS SANTOS
Especialista em Desenvolvimento Profissional
Novo Gerente de Consultoria em Gestão do Capital Humano da Deloitte Touche Tohmatsu, Adilson possui know-how de mais de 18 anos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, consolidando progressiva carreira em posições de natureza técnica, gerencial e consultiva. O profissional é economista pela FASP/SP, com especialização em gerenciamento de Recursos Humanos pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Seu expertise inclui o desenvolvimento de projetos de gestão por competências, implantação de estruturas de cargos e salários, pesquisas salariais e de benefícios, sistemas de descrição de cargos e perfis ocupacionais por objetivos, normatização de políticas e práticas e estudos voltados à área de Recursos Humanos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.