Carreiras | Empregos

Manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é essencial, tanto para a carreira como para a qualidade de vida no ambiente profissional.
Porém, manter esse clima descontraído não é tarefa fácil.
Alguns perfis desafiam a convivência ao mostrar posturas desagradáveis e mal-intencionadas.
Conheça as personalidades mais difíceis de lidar no ambiente corporativo e saiba como sair de situações desagradáveis da melhor maneira possível:
O injustiçado
É aquele que está sempre reclamando e não aceita ser corrigido. Quando isso acontece, acha que os chefes estão apenas tentando provocá-lo. Geralmente deixa a desejar profissionalmente, mas, mesmo assim, jura que é muito competente.
O segredo para lidar com esse perfil é não entrar na onda do injustiçado e começar a reclamar também, principalmente dos outros colegas ou do líder.
O fofoqueiro
Está sempre por dentro de tudo o que acontece na vida dos outros funcionários, às vezes deixando até o foco no trabalho de lado. É muito crítico e avalia tudo e todos, até mesmo a vestimenta dos colegas.
O ideal é não dar bola ao fofoqueiro. Afinal, a fofoca só existe porque há alguém ali para ouvi-la. Não precisa parar de falar com a pessoa, apenas sinalize seu interesse em permanecer neutro e não opinar.

Perfis profissionais que voce deve evitar
crédito: Lewis Tse Pui Lung / Shutterstock.com

O puxa saco
Clássico no mundo corporativo, é aquele que classifica as pessoas por seus cargos, e o mais humilde não costuma receber atenção. Sempre elogia quem lhe interessa e acha que isso será mais efetivo do que seu rendimento no trabalho.
Se você convive com um puxa-saco, não se iguale a ele. Isso constrange o chefe, que percebe quando seus funcionários estão apenas querendo chamar atenção. No entanto, não seja de todo ingênuo. Estude ocasiões relevantes para fazer comentários positivos para seus superiores.
O carreirista
Outro clássico, conhecido por puxar o tapete dos colegas de equipe. É o funcionário que não apresenta os rendimentos mais altos, em vez disso, critica o trabalho do colega para que o seu pareça superior.
Nunca compartilhe ideias e projetos com esse profissional, por mais que ele lhe pareça confiável. Quando conversar com ele, se apegue em assuntos genéricos, como futebol, filmes, dentre outros.
O falador
Esse profissional sempre começa a falar na hora errada e não para mais. Faz comentários sobre tudo e atrapalha a concentração dos demais. É aquele que inicia conversas paralelas em reuniões da equipe.
Não dê atenção. Mantenha o foco no seu trabalho e responda apenas o necessário às perguntas do falador, sem incentivá-lo a continuar a conversa.
Você conhece mais algum perfil que deve ser evitado? Conte para nós! 🙂
 

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.