As pessoas, em geral, passam de oito a dez horas por dia em seus respectivos locais de trabalho. Esse tempo é o suficiente para muitos criarem alguns laços e, até mesmo, certas intimidades. Segundo uma pesquisa norte-americana, os relacionamentos nesse tipo de ambiente são cada vez mais comuns. Concluíram que cerca de 25% dos funcionários já tiveram “casos” com colegas de trabalho. Desses entrevistados, a metade acabou se casando.
O possível motivo disso, a psicóloga Regina Vera Dias nos dá: “Quando você passa grande parte do seu dia no escritório, passa a ter relações mais estreitas com as pessoas, o que facilita o envolvimento”.
Nos Estados Unidos, apenas 27, em cada 100 companhias, têm alguma política sobre o assunto. Apesar de não ser uma prática incentivada por elas, são poucas as que vetam esse tipo de relacionamento. Estima-se que apenas 7% proíbem que os empregados se relacionem intimamente com outros colegas. Já no Brasil, o caso é mais delicado, segundo Regina, “a grande maioria das empresas é contra o casamento entre funcionários”. Apesar disso, alguns romances pairam no ar e o uso da prudência se torna inevitável; afinal, não é porque se está apaixonado que se pode esquecer das obrigações ou começar a trocar carinhos na frente do patrão ou de outros colegas.
Elisabete Vidal Leite Ribeiro Cardoso, coordenadora de seleção e treinamento do clube A Hebraica, declara que não há exatamente uma proibição, mas as pessoas devem evitar a divulgação do relacionamento. “Claro que todos acabam percebendo, mas é melhor evitar comentários. Outra cautela é não usar em demasia telefones e formas de comunicação interna para ficar trocando recadinhos amorosos”, avisa.
Se o casal trabalha no mesmo departamento, os cuidados devem se redobrados. “Nada de levar problemas pessoais para o trabalho. Uma pessoa só pode se envolver com outra a partir do momento que tenha uma certa maturidade”, diz Regina Vera. Segundo ela, a empresa só vai começar a implicar com o seu relacionamento quando houver uma queda na produtividade ou ciúmes exagerado.
Paquera no trabalho
Confira o que especialistas dizem sobre relacionamentos no ambiente de trabalho
Avalie:
Comentários 0 comentário