Por Rômulo Martins
Os desafios de liderar uma equipe ou um negócio no cenário competitivo são grandes, mas a fórmula para o alcance de resultados é simples. A ética e o bom senso aliados às competências técnicas e comportamentais são os ingredientes essenciais para uma gestão eficaz. Quem assegura é o especialista em Recursos Humanos e em Orientação Vocacional, Nelson Fender.
Professor de Planejamento e Gestão de Carreira da Veris Faculdades, Fender diz que o papel da liderança está associado ao risco e que um dos maiores desafios dos líderes hoje é lidar com as constantes mudanças do mercado global.
O professor, que tem formação em coaching e atua há 22 anos na área de desenvolvimento de pessoas, fala que a educação continuada, o autoconhecimento, o desenvolvimento de competências e o domínio das ferramentas tecnológicas são imprescindíveis para quem deseja ocupar um cargo de liderança.
Leia abaixo a entrevista com Nelson Fender concedida ao Empregos.com.br.
Empregos.com.br – Quais competências são exigidas de um líder?
Nelson Fender – Entendo que um líder deve estar atento à gestão e desenvolvimento de pessoas. Deve saber delegar, trabalhar em equipe, ter visão estratégica, negociar, ser ético, ter capacidade de assumir riscos e de desenvolver relacionamentos interpessoais.
Empregos.com.br – Essas características são natas ou podem ser adquiridas e desenvolvidas?
Fender – Todas as pessoas nascem com potencial de competências, entretanto devemos entender que habilidades são exigidas (para quem quer ocupar um cargo de liderança). O ser humano, que é dotado de inteligência, é capaz de desenvolver conhecimentos, habilidades e adequar comportamentos. Ou seja: competências que em um primeiro momento julga não possuir.
Empregos.com.br – Qual o principal papel do líder nas organizações?
Fender – Desenvolver seus liderados e por meio deles obter resultados significativos para a organização. Identificar, nas pessoas e no grupo, talentos que possam ser aproveitados em áreas afins.
Empregos.com.br – Qual orientação o senhor dá aos jovens profissionais que sonham em ocupar um cargo de liderança?
Fender – O jovem profissional deve se preocupar com a educação continuada, investir no desenvolvimento das suas competências, estar bastante plugado com as inovações tecnológicas, ter autoconhecimento e participar de atividades diferenciadas dentro da organização, para que possa ter uma visão estratégica e de negócio e assim crescer como líder.
Empregos.com.br – Os interesses pessoais do líder interferem em sua performance profissional?
Fender – Sim, tanto características e interesses do líder quanto uma série de variáveis pertinentes ao negócio, à organização e também ao liderado poderão interferir no desempenho do líder. Mas um líder eficiente e eficaz deve ter conhecimento e estar preparado para contemplar todas essas variáveis no exercício da liderança. A ética e o bom senso podem ser aliados nessa questão.
Empregos.com.br – O líder está mais exposto, assume riscos e pode se encontrar em posição de perigo. Como lidar com isso?
Fender – O papel de liderança está associado a trabalhar com situações de riscos, assim sendo o líder deverá ter a percepção exata do risco que está correndo de forma consciente e calculada. Para encarar riscos é necessário levantar todas as informações que possam subsidiar o processo de decisão e estar consciente das consequências. Frente a estas situações, o líder pode ainda apoiar-se nas potencialidades de sua equipe.
Empregos.com.br – Qual a fórmula para o líder manter o equilíbrio e alcançar as metas em uma organização?
Fender – Não existe uma fórmula exata, porém o líder deve possuir autoconhecimento, compreender suas reações diante a situações de pressão, utilizar o bom senso e exercitar constantemente o equilíbrio emocional, enfim, este profissional precisa ser estratégico. Dividir atribuições e responsabilidade com a equipe, prepará-la para atuar frente a situações de estresse e crise, oferecer feedback e celebrar o alcance de metas podem também favorecê-lo.
Empregos.com.br – O que determina o sucesso ou o fracasso de um líder?
Fender – Seu comprometimento com as pessoas e com o negócio da organização, além de seu preparo, formação e apoio de coaching.
Empregos.com.br – Empresas são formadas por pessoas de diferentes gerações (baby-boomers, X e Y). Logo, o mercado começa a absorver a geração digital em sua plenitude, ou seja, os que nasceram na década de 90. O que um líder pode aprender e quais características devem descartar de cada uma dessas gerações?
Fender – É de responsabilidade de um líder ter conhecimento das principais características de cada geração e estar preparado para contemplar suas necessidades e identificar e utilizar o potencial de cada uma delas.
Os Baby Boomers contribuem, pois são determinados, trabalham com muito empenho e comprometimento objetivando construir uma carreira exemplar. Porém, tendem a ser julgadores e autocentrados.
A geração X mostra-se autoconfiante, independente, alfabetizada digitalmente e não se intimida com a autoridade. Buscam recompensas imediatas e mobilidade de carreira.
Já a geração Y domina a tecnologia, é otimista, multitarefa, mantém–se aberta a diversas possibilidades e busca desenvolver carreiras paralelas. O trabalho não é tudo para ela. Quer flexibilidade e busca equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Empregos.com.br – Quais os maiores desafios das lideranças no quadro mercadológico atual?
Fender – Lidar com as constantes mudanças do mercado global, com a alta exigência por metas cada vez mais arrojadas e com as diferentes gerações que atuam em um mesmo espaço. O líder deverá estar atento para desempenhar os diferentes papéis de sua vida e considerar aspectos profissionais, pessoais, lazer, família e educação continuada.
Papel do líder está associado ao risco
Professor de gestão de carreira, Nelson Fender afirma que lideranças podem se apoiar nas potencialidades da própria equipe para vencer desafios.
Avalie:
Comentários 0 comentário