Nem todos os currículos possuem um formato idêntico, e isso não faz com que estejam errados. Existem diversas formas de dispor as suas informações profissionais neste documento. Porém, os currículos de sucesso mantêm a mesma essência: são limpos, objetivos e padronizados.
Currículos confusos e visualmente desagradáveis não atraem a atenção dos recrutadores, que podem descartá-los antes mesmo de ler as qualificações profissionais.
Pode parecer uma medida radical, mas um currículo mal feito sugere que o candidato não terá capricho no dia a dia do trabalho, já que não o teve nem mesmo com o seu currículo. Veja quais são as normas que você deve seguir para ter o currículo ideal:
CABEÇALHO
No topo do documento, escreva o seu nome completo. Em seguida, seus dados pessoais – telefones para contato, e-mail, cidade e região. Desconsidere informações como idade, CEP, R.G. ou estado civil.
LOCAL DA FOTO
Esse é um requisito para vagas como a de promotor de vendas, por exemplo. Se você precisa enviar um currículo com foto, copie e cole a imagem ao lado do cabeçalho, para que fique próximo dos seus dados pessoais. Se a vaga não exige, não coloque foto no currículo.
TÍTULOS
O currículo possui uma estrutura. Após o cabeçalho, o natural é que você escreva, nesta ordem: objetivo profissional, qualificações acadêmicas, experiências profissionais, idiomas e cursos complementares. Cada uma dessas categorias (incluindo o seu nome) precisa ser destacada com letra maior que o restante do currículo e/ou demarcada em negrito.
TIPO DE LETRA
Para escrever o currículo, evite fontes rebuscadas, que possuem detalhe nas extremidades de cada letra (chamadas serifas). Evite: Times New Roman, Bodoni e Caslon. Aposte em: Arial, Calibri ou Verdana. Não misture mais de uma fonte do mesmo currículo.
TAMANHO DA LETRA
O tamanho da letra deve variar entre 10 e 12. Os títulos devem ter uma numeração maior que o restante do texto. Por exemplo, no campo Experiências Profissionais, coloque esse título em 12. A descrição de cada experiência deve ser descrita em tamanho de letra 10.
TÓPICOS
Quando você quiser listar alguma coisa em seu currículo, como cursos ou empresas já trabalhadas, dê um espaço entre elas para que fiquem melhor visualizadas. Você pode usar símbolos como recurso para pontuar cada tópico, como a bolinha (•). Por exemplo:
• Empresa X
05/2013 – atual
Descrição das atividades:
• Empresa Y
01/2010 – 05/2013
Descrição das atividades:
SIMETRIA
É importante manter um padrão para os recursos que você usar. Se está usando a bolinha (•), use-a para todas as empresas e cursos. Deixar cada uma com um visual diferente infantiliza o documento, ao invés de organizá-lo.
CORES
Se o seu cargo não exige conhecimentos como o de combinações de cores, como a vaga de designer gráfico – que pode usar o currículo como um recurso para mostrar as suas habilidades – não use folha colorida para imprimir o currículo, não adicione imagens, nem pinte as palavras de cores diferentes.
ANEXOS
Certificados, cartas de apresentação ou de referência, holerite das empresas em que já trabalhou, dentre outros documentos, não devem ser anexados no currículo. Só entregue-os, a parte, se for pedido pelo recrutador.
ABREVIAÇÕES
Ao longo do documento, você pode abreviar meses, como jun. ou ago. Mas não abrevie informações importantes, como nomes de universidades ou siglas referentes a sua área.
NÃO DEIXE HIPERLINKS
É comum que, ao digitar o currículo no computador, o próprio programa utilizado crie um hiperlink em algumas situações, como na digitação do e-mail ou de algum site de referência. É quando o computador entende que aquele endereço eletrônico pode ser usado ao clicar nele.
Assim, o que foi digitado fica azul e sublinhado, mas só faz sentido para modelos de currículo online. No impresso, ver alguma palavra azul e sublinhada indica desleixo, já que você deixou um recurso exclusivo do meio online em um documento formal.
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