Carreiras | Empregos

Muitas vezes não há como escapar – a convivência é certa e irremediável! Mas não se desespere….aprenda um pouco mais sobre essas figuras dos escritórios e veja a melhor maneira de lidar com cada uma delas!
Chatonildo
Cara fechada, mau humor e uso de respostas não muito agradáveis são atitudes comuns para esse tipo de “colega”. Dessa forma ele consegue desestabilizar o clima no trabalho, pois afinal, ninguém gosta de conviver com alguém que só vê problemas nas coisas.
Tentar uma aproximação para mostrar que o mundo não está acabando e que nem sempre as coisas se resolvem com atitudes ríspidas pode ser um primeiro passo na reconstrução da harmonia do grupo.
Mexeriqueiro
Esse é um balcão de informações, pois não há nada que aconteça e que ele não saiba (independente de como conseguiu a informação). As “informações” vêm sempre enriquecidas com muitos detalhes (nem sempre verdadeiros) e o resultado pode ser desagradável.
Pense duas vezes antes de contar-lhe algo e questione muito quando escutar alguma coisa dele.
Mandão
Adora dizer o que as outras pessoas devem fazer, mesmo que não tenha nada a ver com o assunto. Gosta até mesmo de intimidar e ameaçar seus colegas de trabalho caso não seja “obedecido”.
É preciso muita paciência e sangue frio para conviver com pessoas assim, mas vale lembrar que, na maioria das vezes, por trás dessa tirania toda, está uma pessoa insegura que não sabe como pedir ajuda a ninguém. Então, comece oferecendo ajuda, coloque-se disponível. Ele vai perceber que não precisa ser agressivo para conseguir atenção.
Boa Vida
Esse não gosta muito das palavras “trabalho” e “compromisso”, mas adora bater papo e fazer várias paradas para o cafezinho. Isso acaba sobrecarregando o trabalho da equipe, que deve tomar uma atitude e conversar com esse boa vida para mostrar a importância de sua colaboração (por mais difícil que seja) no andamento nos resultados dos trabalhos.
Não deixe as coisas piorarem, coloque um freio assim que perceber que ele só pensa na hora do happy hour.
Puxa-Saco
Figura clássica dos ambientes de trabalho. Sem ela nada ficaria completo! Dedurar colegas, elogiar o chefe e servir de “capacho” são suas atividades favoritas e que muitas vezes causam injustiças e intrigas dentro do escritório.
Evite conversar muito com esse tipo de pessoa, pois todas as suas palavras poderão ser usadas contra você no futuro…geladeira nele!
Rebelde Sem Causa
Nada está bom, e a reclamação já faz parte até do seu bom dia! Reclamar das coisas, mesmo que não traga nenhum resultado produtivo, é comum para ele.
Uma boa saída é tentar fazer com que a pessoa veja o lado positivo das coisas – mesmo quando elas pareçam ruins – e entender que a reclamação não constrói e nem realiza nada. Ensine ao rebelde sem causa que a vida e as empresas esperam de nós a apresentação de soluções para os problemas.
Bonzão
Sem ele nada funciona e nada sai certo. Decisões importantes sem sua presença? Impossível !!! Pelo menos é isso que ele pensa! As pessoas metidas a “boas” geralmente estão com a carreira estacionada e por isso querem se mostrar importantes e indispensáveis em seu trabalho. Diante de alguém assim, seja humilde. Talvez ele perceba que você alcança seus objetivos exatamente por ser assim.
Intempestivo
O Indiana Jones da turma, que se arrisca em prazos e projetos malucos sem medir as consequências – levando a equipe junto, é claro! Uma boa sugestão para ele é a prática de esportes radicais (fora do trabalho) para gastar toda sua energia e abrandar seu espírito de aventura!
Espertinho
Sempre tem resposta para tudo e acha que sabe fazer qualquer coisa melhor e mais rápido que todo mundo – isso sem pedir ajuda e ainda querendo ensinar como se faz!
Pessoas assim devem aprender que o melhor trabalho é aquele feito em equipe, onde existe uma grande troca de conhecimentos. Mostre a ele que várias cabeças pensam melhor do que uma.Mas se a pessoa continuar bancando “um expert”, tente colocar de escanteio até ela perceber que esse comportamento não tem lugar entre os colegas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.