Carreiras | Empregos

por Daniele Aronque

O que é e para que serve a Internet todo mundo está cansado de saber. Mas e a Intranet? Você sabe o que é e que benefícios ela pode trazer para seu dia-a-dia no trabalho?

A definição é até simples: intranet é uma rede privada que se baseia na mesma tecnologia da internet, mas que é utilizada para agilizar e incrementar a comunicação e a produtividade dentro de uma empresa. No mundo todo, empresas de diversos portes e áreas de atuação estão se utilizando dessa ferramenta para melhor usufruir das vantagens que a tecnologia oferece.

Cada intranet possui um objetivo específico, se adequando às necessidades dos usuários e também à disponibilidade técnica. “De acordo com a base de dados, o servidor, o número de máquinas, os softwares e as restrições de segurança da rede é feita uma análise da implantação e a definição de um objetivo. Só depois disso define-se lay-out e conteúdo para a implantação do sistema na empresa, o que pode demorar entre três e dez dias”, diz Giovanna Rossini, da W3Net Informática, empresa de tecnologia de Belo Horizonte (MG).

Mas você deve estar se perguntando: de que maneira uma intranet pode facilitar o meu trabalho e o desempenho da empresa?

Para Giovanna a internet é uma poderosa arma na comunicação empresarial, pois ela disponibiliza de uma maneira organizada e eficaz todas as informações e conteúdos que os funcionários precisam para dar andamento às suas atividades. “Tornar o produto de uma empresa mais competitivo no mercado é uma das principais vantagens que a implantação de intranets traz”, explica.

Do mesmo modo como acontece na internet, quando existe uma rede de informações internas na empresa – como organogramas, catálogos de produtos, normas internas, estratégias de vendas e dados sobre clientes – fica mais fácil dar respostas imediatas a qualquer problema que apareça, sem perder tempo consultando papéis ou dando vários telefonemas.

Com essa economia de tempo e o acesso fácil a diversas informações, os funcionários tendem a ser mais produtivos, prestativos e criativos. Isso gera um ambiente de maior qualidade e colaboração entre as áreas, tornando a empresa mais competitiva em seu setor.

“A intranet faz com que o acesso às informações seja mais rápido e eficiente. A diminuição de telefonemas, fax, papéis, e-mails e tempo é significante”, analisa Giovanna. “Um bom exemplo é quando uma empresa tem um aviso importante para passar a todos os funcionários – sem a intranet ela espalharia cartazes por diversos locais. Tendo a rede interna a disposição, é só colocar esse aviso em um local de destaque, sem perda de tempo!”, completa.

Segurança

Sempre que se fala em montar uma rede interna nas empresas, a primeira dúvida é sobre a segurança e o sigilo das informações que serão armazenadas no banco de dados dos servidores. Esse é um risco que tudo aquilo que está ligado a uma rede corre, mas existem sistemas e recursos que minimizam os problemas e são muito utilizados em todo o mundo.

Essa é uma preocupação válida, mas deve-se lembrar que a intranets não estariam fazendo tanto sucesso nas empresas se não houvesse uma tecnologia de segurança confiável e bem desenvolvida. Quanto à segurança interna das informações, é bom lembrar que todos os dados precisam estar disponíveis a todos os funcionários das empresas. É possível desenvolver um sistema de segurança que controle o acesso de determinadas pessoas a algumas informações que sejam consideradas mais sigilosas do que outras.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.