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Lembra-se daquela antiga lenda dos cegos e o elefante, na qual cada cego só percebia a parte que conseguia tocar? Trata-se de uma armadilha frequente, pois afinal, é difícil para qualquer pessoa ver o mundo com olhos que não sejam os próprios. Falando sobre inovação, e mais especificamente sobre Gestão da Inovação, há quatro ambientes a serem considerados: o físico, o psico-social, o estrutural e o digital. Cada um requer um olhar, e todos são interdependentes. Apresento aqui os aspectos que mapeio ao verificar os aspectos que influenciam a inovação nas empresas para as quais trabalho:
O Ambiente Estrutural – Aqui considero os objetivos a serem atingidos – novos produtos, melhorias, inovações de ruptura? – bem como os aspectos explícitos que influenciam a inovação: o organograma, os processos e os sistemas. Incluo também o know how dos profissionais – e não apenas aspectos de responsabilidade de cada um como o conhecimento e habilidades necessários para inovar – tais como criatividade, habilidade em gerar, avaliar, disseminar e implementar ideias. Também contemplo job descriptions, formas de avaliação de desempenho e outras iniciativas do RH, pois eles devem estar em sintonia com as formas de a empresa inovar.
Ambiente Psico-Social – Aqui falo sobre a cultura da organização, o clima, as lideranças informais. Costumo mapear esse ambiente considerando os aspectos que influenciam a inovação, como formas de administração de riscos, principais resistências a mudanças – e como elas são administradas – e histórico de colaboração. Normalmente, alguns aspectos da cultura precisam de fato evoluir, mas o propósito não é transformá-la (afinal cultura é DNA), mas criar uma forma de inovar que seja adequada a cada empresa.
Ambiente Físico – Não é necessário copiar a decoração da Google ou da IDEO, empresas altamente criativas cujos ambientes físicos remetem a uma alegre – e quase organizada – bagunça. De fato, um ambiente físico informal deixa as pessoas mais livres para criar, mas ele simplesmente não é adequado para toda e qualquer empresa.
E há alternativas: ambientes como o da 3M, mesmo sem ser lúdicos, também estimulam a inovação: na 3M do Brasil, logo na entrada há um mural com a data de lançamento cada produto inovador, cujo nome também se faz presente nas salas de reuniões. Assim, a empresa pontua o quanto ela valoriza o ineditismo. O ideal é incluir o favorecimento à inovação às inúmeras variáveis que determinam um ambiente físico e sobretudo perceber – criativamente – formas de inseri-lo.
Ambiente Digital – O que a intranet ou os ambientes de gestão de conteúdo, blogs, wikis, redes sociais e tudo que vem sendo englobado na categoria de Web 2.0 podem fazer pela inovação?  Programas de ideias, Processos de inovação e de Gestão do Conhecimento têm uma importância fundamental na captação, disseminação e desenvolvimento das ideias, pois superam as barreiras de tempo e espaço a que estamos condicionados. Mas estão sendo bem aproveitados? O que mais pode ser feito? Infelizmente, as pessoas tendem a contribuir para a inovação olhando para ela sob sua própria ótica.  Mas qualquer transformação – ou mesmo evolução – requer coerência entre os quatro ambientes.

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